ENEM, perguntado por dannianazariio2717, 1 ano atrás

A tabela mostra o número total de refugiados no mundo em 2017, segundo relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas Para Refugiados (UNHCR ou ACNUR em português)
Sobre os refugiados e sua distribuição no mundo, é correto afirmar:
(A) Os provenientes do Sudão do Sul e da Somália são acolhidos na Turquia, onde encontram oferta de empregos nas atividades comerciais, tradição econômica do país, desde o século XVII.
(B) A maioria provém da África, devido aos processos de desertificação, e tem como destino o Oriente Médio e a Europa.
(C) O Irã recebe majoritariamente refugiados de países da África Subsaariana, dentre os quais se destacam o Sudão e o Sudão do Sul.
(D) Os de origem síria são a maior população nesta condição, e estão sendo acolhidos em vários países do Extremo Oriente e da África, os quais apoiam o governo sírio na guerra civil que ocorre nesse país desde 2011.
(E) São majoritariamente provenientes do Oriente Médio, África e Ásia, deslocam‐se, forçadamente, devido a longas guerras, em grande parte para países e/ou regiões fronteiriços

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por arilsongba
63

A resposta correta é a letra E) São majoritariamente provenientes do Oriente Médio, África e Ásia, deslocam‐se, forçadamente, devido a longas guerras, em grande parte para países e/ou regiões fronteiriços.

A tabela acima evidencia que a maior parte dos refugiados são naturais do Oriente Médio, lá nós temos a Síria e o Afeganistão, a África como: Somália, Sudão, e também o Sudão do Sul, e temos também o Sudeste Asiático (Mianmar), do qual é relacionado a graves crises humanitária, devido a, principalmente, conflitos armados de natureza étnica.

Bons estudos!

Respondido por samirallih
12

E)

São majoritariamente provenientes do Oriente Médio, da África e da Ásia; deslocam‐se, forçadamente, devido a longas guerras, em grande parte para países e/ou regiões fronteiriços.  

Explicação:

Os refugiados são aqueles que deixam seus países, devido à perseguição política em regimes autoritários, às guerras civis, divergências religiosas e aos conflitos étnicos. Em sua maioria costumam se deslocar para nações vizinhas. Em alguns casos, os deslocamentos são a longa distância. No caso dos sírios, grande parte localiza-se em campos de refugiados na Turquia, e muitos migraram para a União Europeia, principalmente a Alemanha. No caso da etnia muçulmana rohingya de Myanmar, o deslocamento dá-se em direção a países como Bangladesh, Tailândia e Indonésia. No caso dos afegãos, muitos foram para o Paquistão e Irã.

Perguntas interessantes