Geografia, perguntado por jessihrogih4436, 11 meses atrás

A tabela abaixo traz informações sobre a percentagem de pessoas que residem fora de seu Estado de origem, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2001/2007 do IBGECom base nas informações da tabela sobre a dinâmica migratória da população brasileira, é possível afirmar que:a) Os Estados da região Nordeste do Brasil apresentaram, no período, a menor percentagem de população nascida em outras Unidades da Federação. Isso ocorre porque os Estados dessa região sempre apresentaram uma elevada taxa de imigração de sua população para outras unidades da federação. b) Os Estados da região Centro-Oeste apresentaram, no período, a maior percentagem de pessoas residentes oriundas de outras Unidades da Federação. Isso ocorre porque esses Estados receberam, nas últimas décadas, elevados fluxos migratórios de população brasileira para a ocupação da fronteira agrícola. c) Nos Estados da região Sudeste houve um decréscimo da percentagem de pessoas residentes nascidas em outras Unidades da Federação. Isso ocorre porque todos os Estados dessa região sempre tiveram importantes fluxos emigratórios de população direcionados para a ocupação de outras regiões do país. d) Os Estados da região Sul têm o segundo menor índice de pessoas residentes não naturais dessas Unidades da Federação. Isso ocorre porque esses Estados, historicamente, apresentam baixos fluxos emigratórios de sua população com destino a outras unidades da federação

#UNICAMP

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
5

Com base na tabela, a alterativa que traz informações corretas sobre a dinâmica migratória da população brasileira é a B.

Conforme a tabela, é possível perceber o impacto que a expansão agrícola exerceu sobre o perfil migratório no Centro-Oeste, sem confundir conceitos de emigração e migração.

Deve ser considerado também o fluxo dos sulistas para o Centro-Oeste, que desempenha papel importante nesse momento.

Perguntas interessantes