A tabela a seguir é parte de um estudo transversal, de base populacional, constituído de amostra aleatória de indivíduos residentes no município de Porto Alegre, com idade igual ou superior a 60 anos que verificou a prevalência de obesidade associada à alguns fatores sobre estilo de vid~No recorte, observa-se resultados para o sexo masculino, de peso classificado como normal.
Dados extraídos do estudo VENTURINI, Carina Duarte, et al. Prevalência de obesidade associada à ingestão calórica, glicemia e perfil lipídico em uma amostra populacional de idosos do Sul do Brasil.Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2013, 16.3: 591-601.
Você é um gestor de saúde em Porto Alegre e precisa planejar os serviços de saúde com ações de promoção e prevenção a saúde da pessoa idos~Sabemos que a ocorrência de um nível de LDL abaixo de 50 mg/L representa um risco cardiovascular muito alto. Queremos saber se existe a necessidade urgente de ações nessa população. Qual a probabilidade de ocorrência deste evento?
Escolha uma:
a. 0,4602
b. 0,9931
c. 0,5069
d. 0,0069
e. 0,4931
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa correta é a letra D.
Supondo que se trate de uma distribuição normal, podemos utilizar a média e o desvio padrão para obter estudos estatistico conforme podemos ver na imagem anexada junto com esta resposta.
a média sobre o nivel de LDL é 109,1 e, para que encontremos a probabilidade de se ter menos do que 50 de LDL, tomamos a medida
media -n*desviopadrao
Ou seja, precisamos que 109,1-n*24,3 seja menor do que 50.
isto ocorre para n>2 e portanto, podemos afirmar que menos do que 2,35% da população estudada tem LDL abaixo de 50.
Portanto não há necessidade urgente de se tomar uma ação nessa população quanto a este prloblema
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás