A T IV ID A D E S
Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades.
Observe o mapa para responder as atividades 1 e 2:
ATIVIDADE 1 – Quais elementos que compõem os mapas você consegue identificar no mapa temático ao lado? Falta algum elemento? Qual?
ATIVIDADE 2 – Considerando o estado no qual você reside, descreva como se comporta a expectativa de vida bem como a população idosa.
Observe o mapa a seguir para responder as atividades 3 e 4.
ATIVIDADE 3 – Qual o fenômeno representado no mapa temático?
ATIVIDADE 4 – O que as cores do mapa representam? Como o fenômeno mapeado se comporta no estado de Minas Gerais?
76
ATIVIDADE 5 – Observe a tirinha e responda:
a) Você, como Suzanita considera a representação do mapa como um erro? Justifique.
b) Leia a afirmativa e explique: “Na elaboração de um mapa há sempre implícita a intenção e as crenças do cartógrafo”.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Identificamos os seguintes elementos: Título, legenda, escala.
2-n consegui perdão
3-Um mapa temático é um mapa baseado numa carta topográfica que representa qualquer fenômeno geográfico da superfície terrestre. Um mapa temático tem sempre objetivos relacionados com a exposição da relação, densidade ou variação espacial de objetos reais ou grandezas estatísticas.
4-As cores representam a quantidade de habitantes no local. O amarelo na região Norte, representa que é uma região pouco povoada, ou seja, há poucos habitantes por km². Já no estado de Minas Gerais, há alta concentração de pessoas. Sendo um dos estados mais populosos do nosso país
5-a)Não porque o mapa de qualquer jeito que vc colocar vai estar certo porque o mapa não tem seu lado específico
b-Pode-se apontar que na elaboração de um mapa há sempre implícita a intenção e as crenças do cartógrafo pelo fato de que mapas são criações e representações humanas, ou seja, o mapa nunca é realmente o território, e sim a representação de um território criada pelo homem.
As pessoas, por sua vez, possuem crenças, concepções e são influenciados por elas, o tempo todo, o que acaba nos explicando a razão de sempre haver a intenção e crenças do cartografo durante a elaboração de um mapa, que seguirá intrinsecamente as crenças do mesmo.