A SWOT constitui-se como importante ferramenta para a realização de análises no campo da gestão social, incluída a possibilidade de replicação em setores públicos, como explorado por Santos, Monteiro e Bezerra (2017), que afirmam: "A utilização da matriz SWOT é de grande destaque para a elaboração de planos e orçamentos públicos e torna evidente que geralmente os fatores que representam ameaças ou fraquezas podem ser transformados em forças ou oportunidades, atingindo os resultados de forma eficiente (p. 7)".
Soluções para a tarefa
Isso ocorre porque a ferramenta Análise SWOT (ou FOFA) contribui para o monitoramento dos fatores internos e externos que podem impactar diretamente no empreendimento.
Veja uma breve explicação sobre cada aspecto estudado dentro da Análise SWOT:
Forças (estão no ambiente interno) - mostra quais são os pontos fortes da organização.
Oportunidades (estão ambiente externo) - mostra quais são as oportunidades presentes no ambiente externo em que ela se encontra.
Fraquezas (estão no ambiente interno) - mostra quais são os pontos mais fortes da empresa, ou seja, aquilo que pode ser melhorado.
Ameaças (estão no ambiente externo) - representam aspectos que a empresa não pode controlar e que podem interferir negativamente nos negócios.
Até a próxima!
Resposta:
Diante de tal excerto e da pesquisa realizada pelos autores, analise os aspectos a seguir, relacionados ao Plano de Saneamento Ambiental da Baía de Guanabara:
I – Saneamento eficiente
II – Pouca participação da sociedade
III – Conscientização social
IV – Melhorias na saúde
V – Gestão descentralizada
De acordo com os quatro eixos da matriz SWOT explorados pelos autores (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), quais dentre os aspectos acima elencados remetem a fatores internos da política pública de saneamento ambiental analisada?
Explicação:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II.
Alternativa 2:
II, III e V.
Alternativa 3:
I, III e IV.
Alternativa 4:
III, IV e V.
Alternativa 5:
II e V.