A sustentabilidade dos sistemas atuais de produção de aves e suínos traduz-se, entre outras, em demanda deprodutores e consumidores, havendo preocupação com os possíveis efeitos ambientais da excreção excessiva denitrogênio, fósforo e microelementos que podem ocorrer nesses sistemas. O total de fósforo excretado por suínos e avesanualmente, nos Estados Unidos, é de 320.000 toneladas, correspondendo a um terço de todo o fósforo excretado pelasvárias espécies animais. Considerando as necessidades do sistema de produção dos suínos e os efeitos ambientaisdeletérios das excretas animais, é correto concluir:(A) Os aditivos nutricionais, como aminoácidos, fitase e minerais orgânicos, são elementos que permitem obalanceamento das rações de forma adequada, garantindo o aporte de nutrientes exigidos pelos suínos, semprejuízo ao desempenho zootécnico, reduzindo o excesso de nutrientes excretados para o meio ambiente.(B) Os suínos, como os ruminantes, não aproveitando eficientemente o fósforo dos vegetais por não sintetizarem aenzima fitase, obtêm vantagens nutricionais quando esta enzima é adicionada à ração, pois trata-se de umasubstância capaz de catabolizar o fitato, disponibilizando o fósforo e outros minerais para o metabolismo.(C) O fosfato pode ser considerado um poluente ambiental, pois, em contato com as águas superficiais, inibe ocrescimento das algas, causando o fenômeno de eutrofização, que resulta em quantidades excessivas de oxigênio,criando um meio inadequado para os peixes e outros animais aquáticos.(D) O modo de ação da fitase é a catálise do ácido fítico, liberando o fósforo. A ação desta enzima pode variar com aidade dos animais, mas, nos suínos, independe do pH gástrico, da temperatura do alimento e do tempo deconservação do produto e do alimento que contém a enzima.(E) O emprego de complexos multienzimáticos, cada vez mais usuais no mercado, tem apresentado bons resultados naredução de fatores antinutricionais encontrados em cereais de alta viscosidade (trigo, centeio e cevada). Entretanto, a adição de enzimas não altera a disponibilidade de nutrientes das dietas com cereais de baixa viscosidade (milho, sorgo e soja).
#ENADE
Soluções para a tarefa
A alternativa (A) é a que melhor fala sobre as necessidades do sistema de produção dos suínos e os efeitos ambientais das excretas deles.
Um dos problemas que encontramos na produção de aves e suínos é em relação ao descarte incorreto de seus excrementos. Muitas vezes os proprietários das granjas e fazendas não se preocupam muito com o destino dos dejetos que são produzidos na atividade aviária e suinícola e acabam contaminando rios e outras fontes de água com as fezes desses animais.
Isso tem se tornado um problema ambiental sério mas é possível evitá-lo agindo de forma mais sustentável. Por exemplo, alguns aditivos nutricionais, como aminoácidos, fitase e minerais orgânicos, são elementos que permitem o balanceamento das rações de forma adequada, garantindo o aporte de nutrientes exigidos pelos suínos, sem prejuízo ao desempenho zootécnico, reduzindo o excesso de nutrientes excretados para o meio ambiente.
Espero ter ajudado, bons estudos :)
Os aditivos nutricionais, como aminoácidos, fitase e minerais orgânicos, são elementos que permitem obalanceamento das rações de forma adequada, garantindo o aporte de nutrientes exigidos pelos suínos, semprejuízo ao desempenho zootécnico, reduzindo o excesso de nutrientes excretados para o meio ambiente.
corrigido pelo DNM