A sustentabilidade consiste no repensar todo o processo industrial de forma que este se torne menos nocivo para o meio ambiente e os seres vivos. De acordo com Moxon (2012), este repensar deve existir desde o momento inicial do processo industrial, por exemplo, da extração ou captação da matéria-prima, até o final deste processo, que é o descarte do material/produto produzido, passando por etapas como transportes, sua armazenagem, sua aplicação, sua vida útil, sua manutenção etc. A sustentabilidade também considera as questões de ordem econômica e social, se preocupa com as relações entre as comunidades e a indústria, ou seja, essa empresa está respeitando o ser humano que a sustenta, está valorizando suas culturas e tradições e seu meio ambiente?”
VERDAN, Carla Prado Vieira. Materiais de Revestimento e Acabamento. Maringá – PR.: Unicesumar, 2019.
A partir do fragmento, avalie as afirmativas (v) para verdade e (F) para falso.
I. O papel do design de interiores no âmbito da construção civil não é tão relevante, pois os envolvidos nesta área já são muito conscientes da importância da preservação do meio ambiente.
II. O papel do design é muito importante, pois em seus projetos, definem o que será reutilizado e o que será descarte, que especificam os novos materiais para os ambientes, tanto os novos quanto aqueles que serão reformados. São esses os profissionais que vão acompanhar a obra e observar se a separação e a destinação dos materiais de descarte estão sendo feitos corretamente, e se não há desperdício de materiais. O designer de interiores deve compreender e atuar com a postura de responsabilidade socioambiental.
III. Não é o design de interiores o responsável por uma postura sustentável, por se tratar exclusivamente de uma responsabilidade do estado.
As Afirmações I, II e III, são respectivamente:
Soluções para a tarefa
Resposta:F, V, F
Explicação: pág.36 e 37 do livro materiais de revestimento e acabamento
Resposta:
Resposta correta:
Alternativa 1:
F, V, F
Explicação:
Apostila página 37
"Qual é a importância do(a) designer de interiores que trabalha no âmbito da construção civil, a qual, aliás, é uma das áreas que mais agridem o meio ambiente? De acordo com o autor Siân Moxon (2012), somos profissionais envolvidos completamente com a sustentabilidade. Por quê? São os designers de interiores que, em seus projetos, definem o que será reutilizado e o que será descarte, que especificam os novos materiais para os ambientes, tanto os novos quanto aqueles que serão reformados. São esses os profissionais que vão acompanhar a obra e observar se a separação e a destinação dos materiais de descarte são feitos corretamente e se não há desperdício de materiais. O(a) designer de interiores deve compreender e atuar com a postura de responsabilidade socioambiental"