A surdez é uma deficiência na audição que pode ocorrer em pessoas de toda as idades. Contudo, existem crianças que já nascem com restrição auditiva ou perda gradual da audição e essa restrição ou perda pode variar em grau e intensidade. O fator que causa perda auditiva e se contrapõe às causas de surdez adquirida pode ser definido como:
Soluções para a tarefa
e) Causa genética.
As predisposições genéticas que levam o bebê a nascer com surdez é um fator hereditário que dificilmente pode ser mapeado, visto que existem diversas possibilidades de surdez congênita levando à má formação de células e do próprio aparelho auditivo. Já as causas de surdez adquirida são originadas por fatores externos, como: doenças adquiridas pela mãe, uso de drogas, a má formação ou a prematuridade do feto, meningite (que é uma inflamação das meninges que são as membranas que envolvem o cérebro da criança), rubéola (que é uma doença contagiosa e transmitida por um vírus), doenças autoimunes (que são aquelas em que o sistema imunológico afeta o organismo do próprio paciente e pode causar a surdez), entre outras.
Olá!
Dá-se o nome de surdez congênita àquela que já se apresenta desde o nascimento do indivíduo.
Pesquisas indicam que esse casos ocorrem em quatro de cada 1000 nascimentos e mais de 50% dos casos são de origem genética.
Outras causas da surdez congênita são as infecções adquiridas pela mãe durante a gravidez e transmitidas ao feto. As doenças infecciosas que oferecem maior riscos são: rubéola, citomegalovirus, toxoplasmose, sífilis, herpes e AIDS.