A supervisão de estágio em Serviço Social é um processo pedagógico de ensino e aprendizagem, portanto, é um processo educativo, que se materializa nas dimensões teórico-metodológico, ético-político e técnico operativo e nos processos de trabalho do assistente social.
COSTA, Valéria da; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito. Manual de estágio do curso de Serviço Social. Maringá: UniCesumar, 2016. (adaptado).
Partindo desse entendimento, assinale a alternativa correta sobre as bases conceituais da supervisão de estágio.
Alternativas
Alternativa 1:
A importância do estágio consiste na possibilidade de desenvolver habilidades no agir profissional, respaldando-se, exclusivamente, no projeto ético-político do Serviço Social, desconsiderando a visão da unidade teoria-prática.
Alternativa 2:
Na supervisão, o estagiário aprende em conjunto com o supervisor, mas o debate entre eles deve ser restrito, quase que nulo, pois o supervisor é quem detêm o conhecimento nessa relação.
Alternativa 3:
O fazer profissional, sem a devida reflexão, demonstra a preocupação da prática profissional, respaldada em uma teoria e da visão da unidade teoria-prática na ação supervisora.
Alternativa 4:
O estágio está pautado no projeto ético-político do Serviço Social e, para tanto, reafirma a visão burocrática e assistencialista.
Alternativa 5:
O estágio supervisionado se realiza com a aproximação e dissociação entre a teoria e a prática.
Soluções para a tarefa
A mais convincente, apropriando-se da observação de Costa e Cunha, é a alternativa 2 porque o supervisor e estagiário aprendem, no sentido de aplicar as teorias desenvolvidas em sala de aula, em campo prático. Assim sendo, ambos fazem experimentação do conteúdo, isto é, utilizam das teorias em situações reais. Contudo, cogitando que o supervisor tenha maior experiência em ampla ocorrência dos casos reais em seu histórico, considera-se que este terá a resposta mais apropriada para responder um problema surgido caso seu supervisionado não encontre a resolução do problema , assim sendo, o supervisionado terá a experiência prática de seu supervisor em caso de ter problemas na continuidade de seu raciocínio. E "pois o supervisor é quem detêm o conhecimento nessa relação." indica a relação existente dentre teoria e prática, ou seja, o supervisor já praticou a teoria desenvolvida em aula e merece o respeito e anuência de seu discente prático.
Espero ter ajudado.
Resposta:
alternativa 1
Explicação:
resposta na pag 13 do livro manual de estagio da unicesumar