A supervalorização da beleza física acarretou aumento na busca por procedimentos estéticos e novos consumidores, elevando também a exigência por qualidade juntamente com responsabilidade por parte dos profissionais, tornando-se de extrema importância a ética profissional e os cuidados com medidas de segurança. Assim, os relacionamentos entre as pessoas e suas diferenças é algo um pouco complexo e exige muito mais do que habilidades para se relacionar e se comunicar; implica também entender e praticar os conceitos de ética e bioética.
Pensando nisso, imagine a seguinte situação.
Com base na situação apresentada, reflita e justifique sua atitude como profissional relacionando-a aos princípios éticos e bioéticos e ao código de ética do profissional de estética.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Relacionando os princípios de ética ao cotidiano do profissional de estética, chega-se à conclusão de que praticar a ética começa por situações simples, como não realizar procedimentos que desconhece, não tem habilidade ou está fora da área de atuação de sua profissão. Por isso é necessário estudar sempre, mantendo-se atualizado constantemente sobre novas informações e técnicas.
Sendo assim, apenas conhecer um procedimento apresentado em um encontro, não o habilita a aplicá-lo em um cliente. Você precisa antes aprender, entender seus efeitos fisiológicos e indicações, estudar e treinar para, assim, estar habilitado a aplicá-lo.
Além disso, o código de ética para profissionais da área da estética deve ser seguido de forma a garantir segurança e qualidade tanto para clientes como para profissionais da classe. Nesse sentido, proibições relacionadas ao exercício dessa profissão estão previstas, como: não agir com negligência, imperícia ou imprudência aplicando tratamentos inadequados ao cliente, colocando em risco sua saúde; não praticar ou divulgar técnicas para as quais não esteja habilitado ou que não têm comprovação científica.
Nesse caso específico, ainda cabe um dos princípios da bioética: não maleficência, que assegura a possibilidade mínima ou inexistente de danos físicos aos sujeitos da pesquisa (pacientes), de ordem psíquica, moral, intelectual, espiritual, cultural e social.
Explicação:
No que se refere aos princípios éticos e bioéticos assim como também ao código de ética do profissional de estética, a profissional em questão não pode realizar o procedimento porque ela viu a técnica em um congresso. E isso não é suficiente para aplicá-lo em seus pacientes.
É necessário buscar algum curso ou especialização para realizar tais procedimentos porque sem ter a devida habilidade o procedimento não pode ser realizado.
Assim para que um procedimento seja aplicado o profissional da estética deve conhecer todos os seus efeitos fisiológicos e indicações para então aplica-lo.
Código de ética profissional da área da estética
O código de ética é estruturado com o objetivo de dar suporte aos profissionais da estética a fim de garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados para os pacientes. Assim, através do código de ética fica proibido, por exemplo:
- Agir com negligência, imperícia e imprudência
- Colocar em risco a saúde do paciente
- Realizar procedimentos sem que esteja habilitado
Entenda mais sobre princípios éticos do profissional da saúde em: https://brainly.com.br/tarefa/16506399
#SPJ2