A superposição do regime representativo, em base ampla, a uma inadequada estrutura econômica e social, havendo incorporado à cidadania ativa um volumoso contingente de eleitores incapacitados para o consciente desempenho de sua missão política, vinculou os detentores do poder público, em larga medida, aos condutores daquele rebanho eleitoral. Eis ai a debilidade particular do poder constituído, que o levou a compor-se com o remanescente poder privado dos donos de terras no peculiar compromisso do “coronelismo”. (LEAL, Vitor Nunes. Coronelismo: enxada e voto.1975.) Os elementos do texto acima permitem caracterizar um importante pacto político, desenvolvido na República Velha, no Brasil, denominado de:
a) Política dos Governadores.
b) Pacto de Pedras Altas.
c) Convênio de Taubaté.
d) Funding Loan.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Política dos Governadores.
Explicação:
Respondi na minha atividade de história e estava correto.
É correta a alternativa A, sendo a "Política dos Governadores" uma espécie de "acordo político" estabelecido entre as oligarquias das diferentes regiões do Brasil para que o Governo Federal ("compartilhado" por paulistas e mineiros) seguisse sempre o mesmo com o entendimento de que os interesses e privilégios das elites regionais seriam respeitados.
O que isto significava na prática era que as eleições eram sistematicamente fraudadas, em especial nas regiões mais distantes dos grandes centros urbanos, e que não havia renovação dos quadros políticos, representantes ligados aos setores sociais mais desprestigiados ou mesmo diversidade de ideias dentro da nossa República entre 1889 e 1930.
Mais sobre o tema em;.
https://brainly.com.br/tarefa/20622229