“A Suécia é um exemplo do modelo socialdemocrata, o qual foi preponderante no país entre 1932 e 1986, mesmo que liberais ou conservadores estivessem no governo em certos períodos. Desde o início do século XX, a nação vinha implantando políticas sociais, como pensões, seguros e leis de proteção ao trabalhador. O Estado era o principal agente dessas políticas”. Fonte: Rota de aprendizagem 4, p. 5. Com base nos seus conhecimentos sobre o Welfare State, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz a análise correta acerca das características do Welfare State socialdemocrata. I. Neste modelo, a atuação do Estado se baseia em assistência aos comprovadamente pobres, reduzidas transferências universais ou planos modestos de previdência social. II. O princípio básico é o da equidade, e não o do mérito (modelo liberal, do tipo quem contribui tem direito). Assim, os serviços sociais são amplos e universais, independentemente de contribuição ou do valor da contribuição. III. Nesse modelo, considerado por Esping Andersen como corporativo ou Welafare State monárquico, estaria garantido o bem-estar social e a harmonia entre as classes, lealdade e produtividade. IV. Um princípio importante é o de que políticas sociais não são custos, mas investimentos, na medida em que a sociedade é beneficiada com padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e erradicação da miséria.
Soluções para a tarefa
I é falsa, pois o Estado de Bem-Estar Social (ou Welfare State) presta assistência até mesmo às camadas médias da sociedade, com a promoção de bons serviços públicos, como educação, saúde e segurança.
II é verdadeira, pois a ideia é que toda a população seja atendida pela rede de serviços públicos.
III é verdadeira, pois este modelo conservador de Welfare State serviria para garantir a coesão social e evitar o risco de revoluções que viessem a "desorganizar" esta ordem social.
IV é verdadeira, pois o princípio mais fundamental do Welfare State é este: são investimentos públicos feitos para o bem de todos, não gastos que devem ser evitados.
Resposta: Alternativa C - apenas II e IV
Explicação:
I Falsa: Neste modelo, o princípio básico é o da equidade.
II Verdadeira: Neste modelo, o princípio básico é o da equidade, e não o do mérito (modelo liberal, do tipo quem contribui tem direito). Assim, os serviços sociais são amplos e universais, independentemente de contribuição ou do valor da contribuição.
III Falsa: Arrecthe (1995), baseada na obra de Esping Andersen, aponta os países escandinavos como os principais modelos de Welfare State socialdemocrata.
IV Verdadeira: Outro princípio importante é o de que tais políticas não são custos, mas investimentos, na medida em que a sociedade é beneficiada com padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e erradicação da miséria.