A subida de Vargas para o poder do Brasil foi o resultado final da Revolução de 1930, responsável também pela destituição de Washington Luís e pelo impedimento da posse de Júlio Prestes. A Revolução de 1930 uniu as dissidências oligárquicas que se opunham aos paulistas e contou com adesão dos tenentistas. Foi iniciada em 3 de outubro de 1930 e teve como estopim:
2 pontos
A ) O fechamento do Clube Militar por Epitácio Pessoa em decorrência da crise existente entre os militares e Artur Bernardes.
B) a criação do Instituto do Café do Estado de São Paulo por Washington Luís, o que desagradou aos tenentistas, defensores da industrialização.
C) A adesão de Luís Carlos Prestes à Aliança Liberal.
D) O assassinato de João Pessoa, vice da chapa eleitoral de Getúlio Vargas
E) A proibição por parte do governo da comemoração realizada pelos tenentistas de seis anos da Revolta Paulista de 1924.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Alternativa D) O assassinato de João Pessoa, vice da chapa eleitoral de Getúlio Vargas
Esse estopim ocorreu no dia 26 de julho de 1930, quando João Pessoa, o vice da candidatura de Vargas, foi assassinado em Recife. O assassinato de João Pessoa foi realizado por João Dantas em uma confeitaria na cidade de Recife.
Respondido por
0
Resposta:*C*
Explicação:O assassinato de João Pessoa, vice da chapa de Getúlio Vargas como candidato à presidência, em 1930, foi o estopim da Revolução de 1930, movimento armado que deu fim à Primeira República. O assassinato de João Pessoa aconteceu em uma confeitaria, no Rio de Janeiro, e não teve relação com a eleição travada naquele ano.
Voltar a questão
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás