A subcultura refere-se a um grupo não dominante ou não convencional (jovens delinquentes, presos, dependentes de drogas, por exemplo) que apresentam crenças e normas próprias. (BACILA, Carlos Roberto. Introdução ao direito penal e à criminologia. Curitiba: InterSaberes, 2016). Segundo os conceitos abordados na obra base da disciplina, sobre a teoria da subcultura é correto afirmar que: A A ocorrência de crimes ocorre pela necessidade do indivíduo atingir as metas culturais estabelecidas pela sociedade. B A ocorrência de crimes ocorre de forma mais acentuada em alguns locais da cidade. C A ocorrência de crimes decorre da desigualdade de classes. D O criminoso possui traços físicos próprios, diferentes das demais pessoas. E Dentro de uma cultura alternativa pode haver uma legitimação para a prática delitiva, ou uma explicação interna, uma justificativa e um apoio mútuo.
Soluções para a tarefa
A teoria da subcultura delinquente é uma teoria sociológica que faz parte das teorias do consenso dentro da Criminologia. Tem como base a existência de subculturas não dominantes dentro do estrato social que, ao serem excluídas, tenderão a cometer crimes. São exemplos as gangues de bairro, grupos de pichadores, facções criminosas, etc.
- É correto afirmar que:
E - Dentro de uma cultura alternativa pode haver uma legitimação para a prática delitiva, ou uma explicação interna, uma justificativa e um apoio mútuo.
- Exemplo:
Jhonatan é um jovem em conflito com a lei, morador de bairro periférico da sua cidade. Por conhecer todos os outros criminosos do seu bairro, ele é convidado para participar de organização criminosa atuante na região. Dentro desse grupo a prática de crimes é legitimada e explicada internamente: pobreza, descaso do Estado, violência policial, etc. Haverá apoio mútuo para que Jhonatan cometa crimes e se sinta reconhecido por isso.
Continue estudando em:
https://brainly.com.br/tarefa/22001137
Bons estudos!
Resposta: E - Dentro de uma cultura alternativa pode haver uma legitimação para a prática delitiva, ou uma explicação interna, uma justificativa e um apoio mútuo.
Explicação: APOL 01 - CRIMINOLOGIA