Português, perguntado por biancaarleu2006, 7 meses atrás

A sua brilhante construção histórica, o seu recurso a fontes narrativas ou documentais, a sua indagação junto de pessoas que ainda tinham presenciado os acontecimentos de 1383-1385, as suas reiteradas declarações de amor e apego à “verdade”, como ele mesmo escreve, devem, pois, ser entendidos na perspectiva que é a de Fernão Lopes: a da defesa da legitimidade da dinastia de Avis e da exaltação de seus feitos.

(SOUSA E VASCONCELOS, B.; MONTEIRO, N.G. História de Portugal. 7. ed. Lisboa: A esfera dos livros, 2012. p. 145-146.)



De acordo com o texto, a busca pela verdade por Fernão Lopes era isenta de um objetivo ideológico? Explique, levando em consideração a própria condição de cronista oficial do reino desempenhada pelo autor.

Soluções para a tarefa

Respondido por alanasantosf
1

Não. A busca pela verdade por Fernão Lopes não era isenta de um objetivo ideológico.

Explicação:

A ideologia são as ideias e pensamentos sobre a forma de ver o mundo, são valores próprios, que representam normas, o princípio que rege a vida de um determinado sujeito em uma sociedade.

Fernão Lopes ocupava um importante cargo como escrivão e também cronista, que acrescentava em seus escritos perspectivas próprias sobre a verdade, assim como pensamentos e ideias que se assemelhavam com sua ideologia, de forma a reafirmar pensamentos aos outros.

Portanto:  

Não. A busca pela verdade por Fernão Lopes não era isenta de um objetivo ideológico.

Perguntas interessantes