Biologia, perguntado por igorgustavoo, 8 meses atrás

A sopa primordial Nos tempos iniciais de formação da Terra, as temperaturas eram muito elevadas, já que nosso planeta se iniciou como uma grande massa de rocha derretida. Com o passar de milhares e milhares de anos, houve um resfriamento gradual, que tornou possível o surgimento da água no estado líquido e, a partir de então, das muitas reações químicas que ocorriam nos grandes mares rasos e ainda bastante quentes.
Era algo como uma grande sopa. Uma sopa quente, cheia de substâncias químicas que poderiam se combinar e reagir livremente, com uma quantidade enorme de nutrientes capazes de alimentar um batalhão de pequenos organismos. Este momento inicial de origem das condições necessárias para o surgimento da vida é conhecido como a “sopa primordial”, ou seja, um rande caldeirão aquecido e com nutrientes que possibilitariam o surgimento e desenvolvimento da vida. A “sopa primordial” é a sopa que dá o pontapé inicial da origem da vida.

a) A teoria foi proposta, de forma independente, por Oparin e Haldane na década 1930, no entanto, só foi parcialmente comprovada 20 anos depois, através de experimentos realizados pelo cientista americano Stanley Muller.
b) A conclusão da teoria é de que a vida havia surgido na Terra primitiva, a partir de matéria sem vida, através de reações químicas que ocorreram durante um longo período de tempo.
c) Esta é a teoria científica mais aceita atualmente para explicar a origem da vida. Segundo esta teoria, a Terra primitiva era muito quente, com temperatura média de 50ºC, e uma atmosfera muito fina, composta, principalmente, por metano, amoníaco, hidrogênio e vapor de água.
d) Há evidências de que havia muito oxigênio livre na atmosfera, o que teria ajudado a promover uma série de reações químicas que degradaram as substâncias existentes e as reorganizaram em novas moléculas, dentre elas, substâncias orgânicas como os aminoácidos.
e) Em seu experimento para simular a Terra primitiva, Stanley Muller conseguiu produzir moléculas orgânicas, dentre as quais 13 dos 20 aminoácidos existentes na natureza.


Esta questão tem mais de uma resposta ou não?

Soluções para a tarefa

Respondido por shapiro77
2

Resposta:

Meio estranha essa questão, mas vamos lá.

a) Creio que a sopa primordial seja uma hipótese, e não uma teoria. Ela foi sim proposta simultaneamente por Haldane e Oparin. O termo "comprovada" é discutível aqui. A ideia da sopa, apesar de ainda constar nos livros didáticos, já foi praticamente abandonada. Eu teria que saber a data da publicação do livro onde achou essa questão, isso pode interferir na resposta.

b) É, tá certa.

c) Mais uma vez, eu preciso saber a data do livro. Se for um livro antigo a hipótese da sopa é sim a mais aceita. Mas hoje não é mais, foi substituída pelas hipóteses das fontes hidrotermais alcalinas.

d) Essa está com certeza errada. Não havia oxigênio livre e, se houvesse, não iria ajudar nas reações. Ia era oxidar o caramba todo.

e) Essa é outra errada. Miller realizou vários experimentos. O primeiro (1953) produziu 3 aminoácidos apenas. Os outros experimentos nunca chegaram a 13.

Então é isso, amigo. Eu marcaria letra b.


igorgustavoo: Essa questão ficou confusa pra mim. Mas obrigado pela explicação, ajudou muito.
shapiro77: De nada, amigo. Desanima de estudar não ein :)
Perguntas interessantes