a soma dos bens culturais está dividido em
Soluções para a tarefa
Resposta:Artigo
Patrimônio é a soma dos bens que uma pessoa ou uma instituição possuem por direito. Ele pode ser material ou imaterial.
Festa do Divino
Next
A Festa do Divino é uma das principais tradições folclóricas brasileiras. Na foto, veem-se um cavaleiro sobre um cavalo ajaezado e um vendedor de bandeirinhas.
Walter Firmo—BrazilPhotos/Alamy
Patrimônio imaterial é o conjunto de bens que têm valor mas não têm preço, porque não são negociáveis. Reúne conhecimentos, práticas e modos de vida e de expressão, e também lugares.
Ele é transmitido de geração a geração, e cada uma delas traz contribuições a ele, preservando a memória coletiva e criando um sentimento de identidade, de pertencimento a um grupo — ou seja, uma ideia de continuidade. É o patrimônio imaterial que leva as pessoas de um país, por exemplo, a sentir-se integradas naquela nacionalidade.
No Brasil, há um órgão que cuida disso: é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Segundo esse órgão, os bens culturais são os conhecimentos, ou seja, tudo aquilo que uma comunidade sabe, o saber que ela acumulou e desenvolveu; as formas de expressão, que são a linguagem, a literatura, a música, a culinária, as artes em geral, incluindo jogos ou brincadeiras; as celebrações, festas e rituais; e os lugares, como praças, santuários etc.
As pinturas corporais dos índios brasileiros e o samba de roda do Recôncavo Baiano foram classificados pelo IPHAN como patrimônio imaterial na categoria formas de expressão.
A Festa do Divino Espírito Santo, em Goiás, é um exemplo de patrimônio cultural imaterial na categoria das celebrações. Outras celebrações e expressões artísticas brasileiras incluem o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o Ofício das Baianas de Acarajé, o bumba meu boi e a Roda de Capoeira.
Para preservar o patrimônio cultural, os órgãos responsáveis realizam pesquisas e levantamentos em conjunto com as comunidades. Também ensinam às novas gerações sobre seus valores culturais e históricos.
Explicação: