a soma dos 20 primeiros termos da PA (0,5; 0,75, …)
Calcule a soma dos oito primeiros termos da P.A. (3, 15, 27,…).
Calcule a soma dos termos da P.A. (-8, -1, 6,…,41). *
A soma dos termos de uma P.A. é 324. O 1º termo é 4 e o último, 68. Quantos são os termos dessa P.A.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um método pioneiro de manejo da pecuária provocou a regeneração de butiazais no Pampa, bioma que engloba Uruguai, parte da Argentina, sul do Brasil, e o extremo sul do Paraguai. A pesquisa inédita já obteve o repovoamento de butiazais centenários com, pelo menos, 6,5 mil novas palmeiras em fase de crescimento.
Palmeira típica daquele bioma, o butiazeiro gera o butiá, fruto amarelo que se tornou parte da identidade local. A planta e seu fruto são usados, por exemplo, como símbolos em brasões e hinos de cidades uruguaias e gaúchas. Porém, nas últimas décadas, foi observado um declínio das populações de várias espécies de butiás que ocorrem nesses campos. Esse problema é provocado, especialmente, pelas expansões urbanas e agropecuárias.
Com foco nesse problema, a equipe do pesquisador Ênio Egon Sosinski Júnior, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF), testou um método para manejar o gado que permite ao produtor preservar e repovoar os butiazais sem perder área de pastagem.
O estudo propõe a retirada dos animais antes do inverno, no outono, para pastejar em outras áreas (piquetes com pasto nativo, pastagens e na resteva do arroz). No experimento, a prática permitiu que novas palmeiras se desenvolvessem o suficiente para repovoar o butiazal.
Isso ocorre porque o gado é retirado da área das palmeiras entre os meses de abril e setembro e, ao voltar na primavera, já com mais peso e idade, encontra butiazeiros de maior porte com folhas que não apetecem o paladar dos animais com cerca de um ano e meio de idade. Já nas épocas entre outono e inverno, as pequenas palmeiras, além de mais vulneráveis ao pisoteio do gado, também são mais tentadoras ao paladar dos bovinos, que as comem em meio às forrageiras.
Com o manejo proposto, as novas mudas escapam da ação do pastejo e do pisoteio dos animais pela oferta de forragem de melhor qualidade proporcionada por essa prática. Além disso, como as mudas têm capacidade de rebrote, mesmo as que foram pastejadas continuam a se desenvolver.