A solução de hipoclorito de sódio (NaClO) em água é chamada comercialmente de água sanitária. O rótulo de determinada água sanitária apresentou as seguintes informações: Solução 20% (m/m) e Densidade = 1,10 g/mL Com base nessas informações, a concentração da solução comercial desse será
Soluções para a tarefa
Resposta:
A concentração comum é por definição fornecida na unidade em grama por litro, isto é : C = m(g) / V(L) . E a resposta desta questão é C =220g / L. Eis a explicação:
Explicação:
%O título foi fornecido na sua forma percentual que por definição é uma das várias formas de relação entre as partículas do soluto disperso nas partículas do solvente, ou simplesmente conhecido como concentração em Título, no caso temos a concentração em Título em termos de massa do soluto disperso em massa da solução , que equivale a 100 % .
Vamos entender a interpretação desta forma de concentração:
Foi dado a porcentagem em título do soluto que é o NaClO, no valor de :
% T = 20% , cujo o valor em Título não percentual é T = 20/100 = 0,2 .
Muito importante notar é que o Título é uma grandeza adimensional , ou seja, não tem unidades ! E ainda é preciso observar que a sua fronteira varia de : 0 %<%T<100% ou 0<T<1 .
Podemos por análise do texto perceber que em 100g da solução , temos 20g de soluto e 80g do solvente, ou de outra forma , também temos o seguinte entendimento:
Em 1g de solução, temos 0,2g do soluto e (1 - 0,2 = ) 0,8g de solvente, ainda podemos pensar como no enunciado , percentualmente , aí teremos a seguinte interpretação:
Em 100% que refere-se a solução toda, há 20% do soluto e 80% do solvente!
Veja que a densidade foi dada em gramas por mililitros , e a concentração comum é fornecida em gramas por litro!
Podemos responder utilizando a própria definição de densidade , veja:
Por definição densidade é a relação da massa do soluto em gramas pela massa da solução em mililitros, mas temos que fazer a conversão para litros , pois temos que responder a concentração, que é a massa em gramas pelo volume da solução EM LITROS!
Sento assim e lembrando que 1L equivale a mil litros , termos a seguinte relação entre a Concentração , o ]Título e a densidade em litros é claro!
C = T x d* (d* -> densidade com o volume da solução em Litros)
C = 0,2 x 1100 g/L = 220g/L , que é a resposta!
É claro que poderíamos resolvê-lo usando uma "regrinha de três", mas iria consumir muito tempo! E chegaríamos a mesma resposta!
Então vai aqui uma sugestão:
Se você está em um colégio militar ou um Pedro II da vida , use primeiro a regra de três, passando o volume para litros, afinal de contas a densidade da água por definição é 1g por 1 mL!
Saudações, termodinâmicas !
Tá bom p!rá você?