A solubilidade em água de um composto é determinada por: “semelhante dissolve semelhante”. Essa regra foi baseada nas propriedades das moléculas em que solventes polares dissolvem substâncias polares, e os solventes apolares, substâncias apolares.
Dentre as substâncias abaixo, a mais solúvel em água é o(a)
a) O2 b) C6H14 c) CO2 d) C2H5O2
Soluções para a tarefa
Essa regra de semelhante dissolve semelhante é válida, mas não é tudo. Outros parâmetros devem ser analisados também.
a) O₂ (gás oxigênio) ⇒ substância apolar, deveria ser totalmente insolúvel em água, mas observa-se que pequena quantidade se dissolve, a 25°C cerca de 6 mL de O₂/ L de água. É esse gás que os peixes "respiram".
b) C₆H₁₄ (hexano) ⇒ cadeia de hidrocarbonetos = substância apolar, totalmente insolúvel em água
c) CO₂ (gás carbônico) ⇒ substância apolar, deveria ser totalmente insolúvel em água, mas observa-se que pequena quantidade se dissolve, a 25°C cerca de 1,5 mg de CO₂/ L de água. O CO₂ possui outra propriedade frente a água, pois o mesmo reage com ela formando um ácido.
X) C₂H₅O₂ (etanol) ⇒ cadeia de hidrocarbonetos com um OH ligado a essa (imagem em anexo). A cadeia de hidrocarbonetos forma uma parcela apolar, mas o OH é capaz de fazer ligação hidrogênio com a água, uma interação muito forte, o que faz com que esse álcool seja extremamente solúvel.