A Sociologia surge no século XIX, momento marcado por uma intensa crise social na Europa. Émile Durkheim não deixou de ser influenciado por esse contexto. Nesse sentido, um dos seus objetivos era fazer da Sociologia uma disciplina científica capaz de criar repostas aos desafios enfrentados pela sociedade moderna. Entre os desafios, colocava-se a crescente contradição entre capital e trabalho, entendida pelo autor como um exemplo dos efeitos de um estado de anomia, caracterizado:
A- Pela excessiva regulamentação estatal sobre as atividades econômicas.
B- Pela intensificação dos laços de solidariedade mecânica no interior das corporações.
C- Pela ausência de instituições capazes de exercerem um poder moral sobre os indivíduos.
D- Pelo aprofundamento da desigualdade econômica.
E- N.d.a
Soluções para a tarefa
Resposta:
C- Pela ausência de instituições capazes de exercerem um poder moral sobre os indivíduos.
Explicação:
Para Émile Durkheim, um estado de anomia é uma estado onde há o enfraquecimento dos vínculos sociais e a perda de identidade moral na sociedade. Ocasionando em uma ausência de uma instituição efetiva na correção moral dos indivíduos.
Sobre o tema estado de anomia, a alternativa correta é: C) Pela ausência de instituições capazes de exercerem um poder moral sobre os indivíduos.
Isso ocorre porque a anomia representa um fenômeno social em que a sociedade não possui leis capazes de regular os relacionamentos entre as pessoas.
Pegando o gancho da Segunda Revolução Industrial (no século XIX), Durkheim avaliou que a sociedade industrial não tinha regras que dessem condições de igualdade entre os fabricantes (nas indústrias), vendedores (no comércio) e compradores.
Dessa forma, havia uma anomia social (falta de legislação) que impedia o equilíbrio nas relações entre os donos das indústrias, comerciantes e demais consumidores.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/11537638
Só você é capaz de construir o futuro que deseja!