A sociologia só vai estudar aqueles fatos que tenham repercussão, ou seja, que sejam gerais dentro da sociedade. Se não constituir como uma repercussão geral para gerar elementos, não será objeto para o Direito. Uma ação isolada de uma só pessoa, mesmo que seja reprimida pela sociedade, não é um fato social. É necessário que várias pessoas o façam. Por fim, a exterioridade, é que os fatos sociais independem de adesão, ocorrem indiferente à vontade individual. É obvio que ninguém quer que homicídios ocorram, mas isso acontece independentemente de nosso querer.
ROCHA, José Manuel de Sacadura. Sociologia Geral e Jurídica. Fundamentos e Fronteiras. 4ª edição. Editora Forense, 2015.
Tomando como referência a Filosofia e Sociologia do Direito, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Os estudos empíricos sobre as instituições escolares são bastante antigas, sendo seu objetivo verificar o direito em ação e não somente como ele é explicado nos livros.
( ) A Sociologia e, portanto, a Sociologia do Direito, também são empíricas.
( ) As abordagens empíricas dos fenômenos filosóficos buscam compreender como o direito se apresenta nas relações individuais e como os indivíduos são atores destes fenômenos.
( ) A característica zetética, se relaciona com a crítica da relação entre o ordenamento jurídico e a sociedade, dentro do pensamento de Weber.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a.
F - F - V - V.
b.
F - V - F - F. Correto
c.
V - V - V - V.
d.
F - F - F - V.
e.
F - V - V - F.
RESPOSTA CORRETA PELO AVA
b.) F - V - F - F
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
b ) f v f f a sequência correnta
Respondido por
0
Resposta:
F - V - F - F
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás