Sociologia, perguntado por MartinaNadalini, 1 ano atrás

A sociologia nasce no século XIX após as revoluções burguesas sob o signo do positivismo elaborado por Augusto Comte. As características do pensamento comtiano são:

(A) a sociedade humana atravessa três estágios sucessivos de evolução: o metafísico, o empírico e o teológico, no qual predomina a religião.


(B) O positivismo apresenta duas partes que se complementam e entrelaçam: o culto religioso e o dogma científico.


(C) No estágio positivo, a vida social será explicada pelo sobrenatural, triunfando sobre todas as outras formas de pensamento.


(D) O processo de evolução social ocorre por meio da unidade entre ordem e progresso, o que necessariamente levaria a uma sociedade comunista.


(E) A corrente positivista tinha como base a ciência como forma de explicar a realidade.



QUAL A ALTERNATIVA CORRETA???
pfv me ajudemm

Soluções para a tarefa

Respondido por naeli2006
52

Resposta:

a sociedade é regida por leis sociais tal como a natureza é regida por leis naturais; as ciências humanas devem utilizar os mesmos métodos das ciências naturais e a ciência deve ser neutra.

Explicação:

Respondido por Matheusieti
2

A alternativa E está correta. A base para o entendimento sociológico não está na religião, e, o positivismo não se atém apenas em duas partes, como o culto religioso e o dogma científico.

Para Comte, o positivismo ia de encontro a 3 estados, sendo:

O metafísico;

O empírico;

E por fim, o teológico.

Deste modo, o pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.

Por isso, Comte teve uma grande influência na Sociologia enquanto ciência e no campo de pesquisa, desenvolvendo um método para solucionar assuntos comuns ao indivíduo e a sociedade ao seu redor, servindo de base para os instrumentos científicos até os dias de hoje.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/6016209

Anexos:
Perguntas interessantes