A Sociologia é um campo de conhecimento com divergências teóricas e metodológicas entre pensadores. O que é algo típico nas ciências humanas. No caso de Émile Durkheim, na sua análise, a sociedade deve ser entendida como um "organismo solidário". E aqui, a "solidariedade" não é uma cooperação voluntária, mas coercitiva. A unidade social se dá pela necessidade dos elementos que a compõem. Não é uma questão de aceitar estar em sociedade e sim de não haver condições de existência material sem a vida social. Logo, somos coagidos a execução de nossas ações. Mas como fica a condição individual dentro de uma análise social para Durkheim? Assinale a alternativa correta sobre esta questão. Alternativas Alternativa 1: Como Durkheim compreende que o indivíduo é peça central dentro da vida social e dele podemos ter a irradiação de fenômenos sociais relevantes, a análise de comportamentos particulares podem ser o objeto de estudo da sociologia. Alternativa 2: O indivíduo é resultado da sociedade, ou seja, somos coagidos a agir condicionados pelas forças sociais. Para Durkheim, o foco de análise da sociologia é o comportamento coletivo. A particularidade enquanto fenômeno diz respeito a psicologia, um campo de conhecimento com um objeto diferente da Sociologia. Alternativa 3: O indivíduo só é parâmetro para a análise social se tem uma função de relevância social. Uma liderança pode influenciar no comportamento de seus liderados. O que ocorre dentro de sala de aula quando o professor exerce uma influência sobre seus alunos. Alternativa 4: Quando falamos de solidariedade estamos falando da cooperação voluntária dos elementos que compõem a coletividade e agem para o bem comum de forma consciente. Logo, todos nós ao cumprirmos nossas tarefas as fazemos porque sabemos da importância que elas têm para os demais elementos da sociedade. Alternativa 5: Entre a vida social como condição comum e a vontade individual a relação é direta na nossa sociedade. Durkheim considera que em uma sociedade industrial contemporânea, as pessoas e
Soluções para a tarefa
Com base nos estudos sociológicos de Émile Durkheim, é possível verificar que a coerção representa uma característica do fato social (alternativa 2).
Alternativa 2: O indivíduo é resultado da sociedade, ou seja, somos coagidos a agir condicionados pelas forças sociais. Para Durkheim, o foco de análise da sociologia é o comportamento coletivo. A particularidade enquanto fenômeno diz respeito a psicologia, um campo de conhecimento com um objeto diferente da Sociologia.
Na prática, isso quer dizer que o comportamento humano é moldado com base nos fatores culturais de cada grupo social. Nessa dimensão da realidade, o fator cultural representa uma imposição para a realização de algum fato social.
O que são fatos sociais?
Os fatos sociais representam as ações individuais e/ou coletivas que contribuem para as transformações sociais, econômicas, tecnológicas, culturais e políticas da sociedade em que vivemos.
Aprenda mais sobre o tema estudos sociológicos de Émile Durkheim em:
https://brainly.com.br/tarefa/51965161
Acredite em seu potencial!