A sociologia do conhecimento se dedica ao estudo da relação entre o conhecimento e o contexto social de sua produção. Apesar de ter o mesmo objeto de estudo da teoria do conhecimento, de abordagem filosófica, esse ramo da sociologia apresenta suas próprias características. A respeito da sociologia do conhecimento apresentada por Karl Mannheim, assinale a alternativa correta.
a)
Propõe uma análise estrutural dos fenômenos políticos e sociais.
b)
Todo conhecimento é um conhecimento perspectivado.
c)
A classe burguesa tem caráter utópico na sociedade moderna.
d)
O homem é sujeito do conhecimento e produz pensamento autônomo.
e)
Todo conhecimento verdadeiro tem origem nas experiências individuais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:depende do modo de cada um.
Resposta:b)
Todo conhecimento é um conhecimento perspectivado
Explicação:
O sociólogo Karl Mannheim propõe uma análise situacional dos fenômenos políticos e sociais, ou seja, um olhar que leva em conta os grupos/atores sociais envolvidos, como também os conteúdos ideacionais desses grupos. O conhecimento não é produto somente da experiência individual, mas também das experiências sociais.
A burguesia, no mundo pré-moderno, teve caráter utópico na medida em que apresentou nova visão de mundo e se contrapôs à realidade vigente. Na vida moderna, porém, essa classe e o seu conteúdo ideacional se tornaram dominantes.
Assim, para o autor, todo conhecimento é um conhecimento perspectivado, na medida em que as estruturas mentais e as experiências sociais guiam a produção de saberes. Mannheim se contrapõe à teoria do conhecimento ao se distanciar da noção de sujeito do conhecimento e formular o conceito de indivíduo para compreender a produção do conhecimento.