A Sociologia do Conhecimento deixava Marx para trás aorevelar a universalidade desse condicionamento existencialdas "interpretações públicas da realidade social" e ao dissociá-lo da cegueira ideológica comprometida com a preservaçãode estruturas de dominação. A Sociologia do Conhecimentovinha sublinhar a existência de formas de pensamentoindissoluvelmente ligadas aos contextos da ação, efcientes eindispensáveis nesses contextos.GUSMÃO, L. A crítica da epistemologia na sociologia do conhecimento de Karl Mannheim. Sociedade e Estado, vol.26 no.1 Brasília Jan./Apr. 2011.A partir do texto compreende-se que a Sociologia do Conhecimento entende as ideias como relacionadas:A Ao contexto social em que são produzidas, sendo, portanto,produtos da sociedade.B À ideologia , numa perspectiva marxista clássica.C À realidade metafísica, baseada em princípios nãomateriais.D Ao contexto intelectual em que são difundidas, nãoimportando suas concepções primárias.E À capacidade do domínio de certos idiomas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa A) é a correta.
Tendo em mente a Sociologia do Conhecimento, entende-se as ideias como relacionadas ao contexto social em que são produzidas, são produtos da sociedade de alguma forma, sendo geradas nos fatos sociais.
A sociologia é um conjunto de conhecimento voltados para a organização social das populações, é uma forma de entender os fatores e engrenagens que movem as sociedades, como é o caso das dominações e das desigualdades sociais.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes