A sociologia de Marx Weber está muito fundamentada em racionalidade e regras; ele fala sobre a ação social racional, o agir segundo as regras, os regulamentos sociais vigentes. Segundo Weber, a racionalidade é um dos principais elementos da ordem social. (Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012).
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que correta sobre a racionalidade, segundo Weber:
Soluções para a tarefa
Olá!
Parece que você esqueceu as alternativas.
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa correta a respeito da obra de Max Weber:
A
Weber afirma que os tipos ideais existem na realidade. Segundo este autor, todo tipo ideal ocorre primeiro na realidade para, somente depois, servir como método de pesquisa.
B
Para Weber, o indivíduo não é portador de intencionalidade.
C
Weber não parte da análise do todo para entender as partes; ele faz o caminho inverso: parte do indivíduo para entender a sociedade.
D
Segundo Weber, o pesquisador social poderá captar a realidade de forma completa.
E
Weber entendia que a sociedade moderna passava por processo de humanização.
Agora podemos responder corretamente.
A alternativa C é a que melhor se aplica como correta.
Partindo deste ponto, notamos que para Weber, o tipo ideal surge como forma de compreender a realidade.
Deste modo, é a partir dessa noção que ele passa entender que o tipo ideal é a reflexãoque pode ajudar em sua compreensão, para ser mais exato, dessa relação entre indivíduo e sociedade, método que é estabelecido de forma racional, além disso, essa pesquisa busca dialogar com o respeito de toda formação social e histórica, para entender assim como essa relação é feita.
Até mais!
Resposta:
Letra A - A racionalização acaba provocando uma perda de sentido, pois transforma o homem em um “cumpridor de regras”, aprisionando-o numa “jaula de ferro”.
Explicação: