Sociologia, perguntado por liviagta05, 10 meses atrás

A sociologia como ciência da vida: a abordagem biográfica

Certamente, os sociólogos, para celebrar o retorno do sujeito na redescoberta de seu vivido, devem, agora, enfrentar essa crise; ou seja, dimensionar as questões teóricas e metodológicas desde então suscitadas, sobretudo esta: o relato ou a história de uma vida não se refere apenas ao vivido de um sujeito, ele é também, e simultaneamente, o relato ou a história da vida em sociedade. Esta questão é fundamental, na medida mesmo em que isso nos remete aos fundamentos da disciplina sociológica. As histórias de vida nos contam, na realidade, a história da vida em sociedade.


O trecho apresentado remete ao conceito de imaginação sociológica, cunhado pelo sociólogo Wright Mills. A imaginação sociológica pode ser compreendida como a capacidade de:

A)
compreender as dinâmicas sociais através da observação participante, relativizando os valores da cultura do próprio pesquisador.


B)
relacionar os fatos da biografia individual de cada um, em nível microssocial, aos fenômenos sociais históricos, macrossociais.


C)
criar novas metodologias científicas para o uso na pesquisa sociológica, que se diferenciem daquelas utilizadas pelas ciências naturais.


D)
interpretar os dados coletados em entrevistas, para a composição de análise sociológica.


E)
superar os métodos científicos de pesquisa social, substituindo-os pela subjetividade característica da imaginação.

Soluções para a tarefa

Respondido por rayanebarros10
0

Resposta:

Alternativa B. Relacionar os fatos da biografia individual...

Explicação:

Pois imaginação sociológica é o exercício de abstrair a nossa posição na sociedade, para pensarmos além de nossas metras referências sociais. Ou seja, imaginação sociológica é capacidade de relacionar acontecimentos individuais com fatores sociais. Ex.: a perda do emprego em razão de uma crise econômica. Perda do emprego= individual. Crise econômica= evento social.

Perguntas interessantes