Sociologia, perguntado por jordanaalencar05, 9 meses atrás

A sociologia ainda não atrapalhou a era das construções e das sínteses filosóficas em vez de assumir a tarefa de lançar dos sobre uma parcela restrita do campo social Ela prefere buscar as brilhantes generalidades em que todas as questões são levantadas sem que nenhuma seja expressamente tratada não é com exames sumários e por meio de destruição rápidos que se pede chegar a descobrir as leis de uma realidade tão complexa sobretudo generalizações às vezes tão amplas e tão apressadas não são suscetíveis de nenhum tipo de prova

O texto Expressa o esforço de Émile Durkheim em construir uma sociologia com base na

Soluções para a tarefa

Respondido por eeduardalaura
66

Resposta:

d) Adesão aos padrões de investigação típicos das ciências naturais.

Explicação:

Para Durkheim, o método científico deve ser o mesmo, independente da área de atuação. Os fatos sociais (coisas) devem ser analisados com o mesmo distanciamento e imparcialidade que os objetos de estudo das ciências naturais.

As outras alternativas estão erradas porque:

A) O que Durkheim pretende é, justamente, a separação do saber da sociologia, do saber filosófico. Para ele, a validade da sociologia depende de sua independência frente a outros saberes.

B) A sociologia é uma ciência baseada em dados empíricos e métodos para a sua análise.

C) Os fatos sociais devem ser estudados de maneira objetiva. Os objetos de estudos das ciências sociais devem ser tratados de forma semelhante aos objetos de outras ciências.

E) Para o autor, a sociologia como ciência tem a obrigatoriedade de ser imparcial. Por isso, o engajamento político, por sua parcialidade, inviabilizaria um projeto de construção científica.

Perguntas interessantes