A sociolinguística é uma disciplina do campo da linguística que reflete sobre questões de variações e mudanças da língua, sem o julgamento amparado na dicotomia do “certo” e do “errado”. Para esta temática, consideram-se somente formas adequadas ou inadequadas de escrever ou falar sobre um determinado assunto, dependendo da diversidade do contexto.
Diante do exposto, analise as seguintes situações:
Situação 1: Lucas em um almoço com os amigos, em um domingo ensolarado: “ei mano, dá uma cerva aí”.
Situação 2: Lucas em um almoço com os gestores da empresa, em um restaurante: “por favor, me sirva um vinho”.
Considerando a postura e a adequação linguísticas de Lucas nas duas situações, a tipologia variacional que explica o fenômeno é
Alternativa 1: Diastrática ou social.
Alternativa 2: Diacrônica, histórica ou arcaica.
Alternativa 3: Diamésica, oralidade ou escrita.
Alternativa 4: Diafásica, estilística ou registro.
Alternativa 5: Diatópica, regional ou geográfica.
RESPOSTA CORRETA: Alternativa 4: Diafásica, estilística ou registro.
EXPLICAÇÃO: Variação estilística, diafásica ou situacional
Essa variação diz respeito a mudanças que estão de acordo com a situação em que o indivíduo se encontra. Ela ocorre porque, em certas ocasiões, fala-se com registros mais formais e em outras utilizam-se informalidades.
Variações diastráticas: são as variações ocorridas em razão da convivência entre os grupos sociais. As gírias, os jargões e o linguajar caipira são exemplos desta modalidade de variação linguística. É uma variação social e pertence a um grupo específico de pessoas.
As variações Diacrônica, históricas tratam das mudanças ocorridas na língua com o decorrer do tempo. Algumas expressões deixaram de existir, outras novas surgiram e outras se transformaram com a ação do tempo.
A variação Diamésica é aquela que surge entre as diferenças e as particularidades no idioma falado e no mesmo idioma só que escrito. Pois existem termos e palavras que quando escrevemos usamos a norma gramatical, porém quando falamos existe uma mudança.
As variações diatópicas, também chamadas de variações regionais ou geográficas, são variações que ocorrem de acordo com o local onde vivem os falantes, sofrendo sua influência.
ESPERO TER AJUDADO E ACERTADO!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1: Diastrática ou social.
Explicação:
Consideram-se variações diastráticas aquelas variações que se referem aos grupos sociais, cujos fatores, relacionados à faixa etária, profissão, estrato social, ...
Em relação à postura e à adequação linguísticas de Lucas, a tipologia variacional a que se refere a questão é esta: diafásica, estilística ou registro. Por esse motivo, a alternativa 4 é a resposta correta.
Quando falamos em variação de registro estamos nos referindo a variação linguística que envolve a postura do falante em diferentes situações comunicativas. No exemplo, Lucas utiliza diferentes registros, de acordo com o contexto comunicativo em que se encontra - com os amigos, fala informalmente e com os gestores da empresa, utiliza uma fala mais formal.
A diferença de registro não ocorre pela diferença regional ou de oralidade e escrita, mas sim pela formalidade ou informalidade requerida por cada contexto.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/31342458
Bons estudos!