A sociedade, tal como passou a ser compreendida no início do século XIX, pressupunha um grupo relativamente autônomo de pessoas que ocupavam um território comum, sendo, de certa forma, constituintes de uma cultura comum. Por que o homem pode ser considerado como um ser social?
Soluções para a tarefa
O homem é um ser que necessita relacionar-se com os seus semelhantes e formar grupos, famílias, e viver em comunidade.
Desde o surgimento das primeiras espécies humanas, é evidente que o homem sempre buscou conviver com os seus iguais, formando seus clãs e tribos, de acordo com a maior ou menor afinidade que possuíam.
Mais à frente, passaram a formar vilas, aldeias, cidades e civilizações inteiras, caracterizadas pela identificação cultural de seus componentes.
Uma premissa própria do ser social do homem é o dom da fala e a capacidade de comunicar-se, de escrever, demonstrando que o homem não é um ser que vive sozinho, mas que precisa dos outros para ter uma psique saudável e equilibrada.
Logo, não restam dúvidas de que o homem é sabidamente um ser relacional e que se sente feliz no convívio com os seus semelhantes, precisando se sentir aceito, amado e reconhecido por estes para desenvolver uma personalidade ajustada.
Esperto ter ajudado!