A sociedade romana era dividida em camadas baseadas na origem familiar. Definiu-se as camadas sociais tendo por base nas famílias que eram originárias daquele lugar e nas que eram de outra origem, sem qualquer nobreza familiar. De acordo com essa definição podemos afirmar que: a) os plebeus eram as pessoas cujas famílias eram descendentes dos antigos clãs, herdeiros das maiores e melhores terras, exploravam os mais pobres para fazerem todo o seu serviço, b) Os patrícios eram pessoas pobres, que desempenhavam quase todo o trabalho como camponeses, artesãos, comerciantes e outros O c) Os clientes eram pobres que se associavam aos ricos ofertando favores em troca de ajuda e proteção, d) Os plebeus eram os funcionários públicos. o e) Os clientes eram os patricios que tinham preferência sobre determinada loja comercial.
Soluções para a tarefa
Resposta: Confia
Explicação:
É correta a alternativa C, sendo um "cliente" alguém que era de origem plebeia, mas que trabalhava sob a "proteção" de uma família patrícia, sendo o trabalho uma forma de ascensão social (mesmo que limitado) dentro do modelo tradicional romano.
Desde os primórdios da história de Roma, a política e o poder econômico eram controlados pelos patrícios, que eram as famílias "nobres". À medida que Roma deixou de ser uma Cidade-Estado e passou a ser cada vez mais vasta, foi cada vez mais necessário incluir novas pessoas nos círculos sociais mais altos.
Uma forma de fazer isto era por meio da instituição da "clientela", com um plebeu "provando o seu valor" por meio de anos de serviço administrando, por exemplo, as propriedades rurais de um nobre.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/17061341