História, perguntado por QuillityHosduert, 1 ano atrás

A sociedade mineradora estava organizada de maneira diferente daquela que havia se formado no nordeste açucareiro. Para saber mais, leia o texto a seguir. Certamente a sociedade mineira foi mais aberta, mais complexa do que a do açúcar. Mas nem por isso deixou de ser, em seu conjunto, uma sociedade pobre. O período do apogeu do ouro situou-se entre 1733 e 1748, começando a partir daí o declínio. No início do século XIX, a produção aurífera já não tinha maior peso no conjunto da economia brasileira. FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010. p. 56.

De acordo com o texto e os seus conhecimentos a respeito da economia e da sociedade mineiras, leia as afirmativas a seguir e indique o somatório das corretas.
1) Os escravizados estavam entre os indivíduos que compunham a sociedade mineira. A preferência, porém, era por aqueles oriundos de Gana e da Nigéria, locais onde havia extração de ouro.
2) A expressão “mais aberta, mais complexa” citada no texto refere-se ao fato de a sociedade mineira ser diferente da açucareira, pois era mais urbanizada e contava com pessoas de diferentes ocupações e grupos sociais.
4) Ainda que a produção aurífera tenha decaído após 1750, como indica o texto, a região sudeste cresceu em importância para a Coroa portuguesa, a ponto de a capital da Colônia ser transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.
8) A Metrópole entendeu que, após 1750, houve esgotamento das minas; por isso, suspendeu a cobrança de todos os impostos, substituindo-os pela derrama, cobrada anualmente.
16) O texto indica que o declínio da exploração aurífera e de metais preciosos acarretou o empobrecimento da sociedade das minas, provocando um rápido declínio de toda a região.
32) Um fator que contribuiu para o perfil “mais aberto e complexo” da sociedade mineira foi o deslocamento populacional – de outras capitanias e de Portugal – para a região mineradora.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
30

1 é falsa. A escravidão no Brasil era majoritariamente de povos próximos de Moçambique e Angola. Os ganenses e nigerianos foram escravizados pelos árabes, não pelos europeus.

2 é verdadeira, sendo uma sociedade estruturalmente mais sofisticada e diversa que a do açúcar.

4 é falsa, depois de 1750 a produção de ouro aumentou ainda mais, se tornando o principal produto nacional.

8 é falsa, a exploração nas minas aumentou, aumentando também os impostos que eram cobrados sobre os mineiros.

16 é falsa,  o texto indica um enriquecimento e a existência de um longo ciclo do ouro em nosso país.

32 é verdadeira, de modo que a sociedade local envolvia muitos sujeitos de diferentes origens.

Respondido por ingridi28
22

Resposta: O somatório correto é 39- (01)+(02)+(04)+(32)

Explicação:

(01)Verdadeira: A maioria dos negros e negras que vieram escravizados para Minas Gerais vieram da Costa da Mina, uma região no golfo da Guiné que corresponde atualmente à faixa litorânea de Gana, Togo, Benim e Nigéria, já que lá trabalharam com a exploração aurífera.

(02)Verdadeira: A sociedade açucareira era concentrada nos engenhos e possuía uma sociedade estamental, por esse fato o autor se refere a sociedade mineradora como mais "aberta e complexa"

(04) Verdadeira: Ainda com o declínio do ouro a sociedade mineira continuou sendo prospera, a sede do governo foi alterada para região sudeste (Rio de Janeiro) para ficar próxima da área mais forte economicamente.

(08) Falsa: A cobrança de impostou continuou já que a coroa portuguesa acreditava na existência abundante de ouro no território brasileiro. A derrama correspondia à cobrança forçada dos quintos atrasados.

(16) Falsa: a região continuou sendo prospera.

(32) Verdadeira: o interesse de enriquecer com a exploração do ouro deslocou inúmeros imigrantes para a região das minas, transformando-a em uma sociedade diversificada.

Perguntas interessantes