A sociedade indiana, apesar de estar em um processo de transformação cultural, política e jurídica, conhece uma divisão social que resulta também de interpretações religiosas. Segundo, a ótica hinduísta, o lugar social de cada um relaciona-se ao processo de criação, esse decorrente de Brahma (divindade superior no hinduísmo). No topo da ordem hierárquica tem-se os brâmanes, são os intelectuais das mais diversas áreas e os professores, eles foram criados a partir da cabeça de Brahma. Um segundo grupo são os Kshatriyas, criados via os braços da divindade, eles são os governantes e também os guerreiros. Um terceiro grupo é denominado de Vaishyas, os quais surgiram a partir das coxas de Brahma, e, são os comerciantes e prestadores de serviços dados como mais especializados, tipo um advogado ou arquiteto. O quarto grupo é conhecido pelo termo Shudras, que vieram dos pés de Brahma e são responsáveis por todos os trabalhos braçais, seriam, por exemplo: balconistas, marceneiros, eletricistas, padeiros. E, por fim, tem-se os Dalits, que na lógica hindu, então, foram criados a partir da poeira que fica abaixo dos pés de Brahma, e, portanto, são seres “Intocáveis”. Na visão religiosa dos hindus, os Dalits, dado a sua inferioridade, que deriva de um dharma inferior, então, teriam um carma a ser cumprido. Em termos práticos isso (ainda que a legislação indiana atual esteja revertendo esse quadro) implicou em sérios limites a tal segmento. Os Dalits ficaram proibidos de ter convívio político, social e afetivo com outras castas. Aos mesmos, por muito tempo, eram designados os trabalhos mais precários (aqueles que outras castas não desejavam realizar, tais como: limpeza de ruas, sepultamento de mortos, trabalhos rudes no meio agrícola), bem como, direitos sociais – dados às outras castas - lhe eram negados.
Com base nas informações contidas no excerto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A realidade dos Dalits evidencia o quanto representações religiosas implicam apenas na vida espiritual dos seus seguidores, não delineiam condições seculares. A situação desse grupo social expressa uma salutar separação entre o campo religioso e o secular.
PORQUE
Percebe-se como doutrinas religiosas, neste caso, podem determinar o campo da política, da economia, do mundo do trabalho e do estabelecimento de direitos aos seus cidadãos. E também uma condição que enseja discussões sobre aspectos importantes de um Estado ao molde Laico.
Acerca dessas asserções, considere a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Resposta:Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Explicação:
ksantoslima:
Concordo
Respondido por
7
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
No texto percebe-se que os Dalists ficaram proibidos de ter contato com as outras Castas
Perguntas interessantes