A sociedade hebraica não era diferente dos demais povos da antiguidade oriental.nessa contexto,análise a situação social dos sequintes grupos
A) as mulheres
B) os escravos
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) No início da Civilização Hebraica as mulheres dos Patriarcas eram as Matriarcas, mulheres ouvidas, respeitadas e admiradas. Havia mulheres profetisas e juízas. Com o passar do tempo e por força das influências estrangeiras foram excluídas da actividade pública e passaram a ficar limitadas ao lar. Passaram a ser definidas no aspecto biológico, como mães procriadoras sendo dependentes, primeiro do pai e depois do marido. Sob o ponto de vista psicológico passou a considerar-se que eram incapazes de dedicar-se a temas tidos sérios ou importantes, exclusivos dos homens.
b) Na antiguidade era mais comum a escravidão de povos dominados, conhecidos como “presioneiros de guerra”, e não a escravidão de alguém da sua própria civilização. Os escravos de guerra eram sim a grande maioria, mas também existiam escravos hebreus, como punição para alguns tipos de crimes. Os escravos também possuiam alguns direitos como o de casar, de se converter a fé judaica, e até mesmo o direito de estabelecer algum tipo de propriedade.
Resposta:
a) NESSA EPOCA AS MULHERES ERAM TRATADAS COMO APENAS UM OBJETO , ERAM EDUCADAS APENAS PARA O CASAMENTO,SUAS TAREFAS ERA EDUCAR AS CRIANCAS E OS ADOLECENTES, ALEM DE FAZER AS TAREFAS DOMESTICAS .
b) A FORMA DE ESCRAVIZACAO DOS HEBREUS ERA DIFERENTE DA DOS OUTROS POVOS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL . EXISTIAM DOIS TIPOS DE ESCRAVOS : OS PROPIOS HEBREUS E OS ESTRANGEIROS . OS HEBREUS ESCRAVISADOS GERALMENTE HAVIAM COMETIDO CRIMES OU CONTRAIDO DIVIDAS QUE NAO PODIAM PAGAR . JA OS ESTRANGEIROS ERAM EXILADOS APOS SEU POVO TER SIDO DERROTADO EM GUERRA CONTRA OS HEBREUS . EMBORA ESCRAVOS , PODIAM TER BENS,COMO SUA PROPRIA CASA , ALEM DE PODEREM SE CONVERTER AO JUDAISMO E SE CASAR.
ESPERO TER AJUDADO!!
Explicação: