A sociedade francesa no período anterior à revolução era extremamente desigual, pois:
( ) Somente o clero pagava impostos, enquanto o restante da população vivia no luxo.
( ) A nobreza sustentava a sociedade através do pagamento de impostos.
( ) O 3º estado era composto pelo rei e sua família.
( ) O 1º e 2º estado não pagavam impostos e o restante da população, além de pagar, sofria com a fome e as injustiças.
( )O 1º e 2º estado não pagavam impostos e o restante da população, além de também não pagar, vivia muito bem e não sofria com as desigualdades .
Soluções para a tarefa
Resposta:
O correto é a quarta alternativa.
Explicação:
Lembre-se que na Idade Moderna (período anterior à Idade Contemporânea, que é a atual, e posterior à Idade Média), a Igreja, que constituía o 1º estado, ainda exercia um papel muito predominante, e por isso, não pagava nenhum imposto ao rei absolutista. Além da Igreja, os nobres, pertencentes ao 2º estado, também não pagavam nada, já que eram de famílias renomadas e eram os que lutavam em caso de guerras externas.
Ou seja, a única camada social que resta é a dos camponeses, comerciantes e artesãos (o 3º estado, lembrando que a burguesia, apesar de deter mais poder econômico que os demais camponeses, não era isenta de impostos), eles eram aqueles que sustentavam os luxos do 1º e 2º estado. No período anterior à revolução, a França passava por uma crise econômica terrível, que vinha se acumulando desde a época de Luís XIV (conhecido com Rei Sol), e que piorou durante o governo do monarca Luís XVI, o que levou, por fim, na revolta da população e deposição do rei.
Deixo aqui uma charge que explica bem a relação entre os 3 estados.