A sociedade feudal é conhecida por sua rígida organização em estamentos: havia aqueles relacionados à igreja, vistos como superiores, pois estavam associados a Deus; os nobres e guerreiros; e os servos e trabalhadores de modo geral. A justificativa para manutenção da sociedade estamental partia da própria Igreja, com destaque para o bispo Adalberon de Laon que afirmava que, embora a Casa de Deus parecesse una, ela era tripla: dependia daqueles que rezavam, daqueles que guerreavam e daqueles que trabalhavam. Um grupo devia ajudar os oitros dois. O que objetivava a Igreja Católica ao apresentar essa justificativa?
Soluções para a tarefa
Respondido por
76
Olá,
Ao apresentar essa justificativa, a igreja Católica objetivava manter-se no poder, visto que ela não possuía utilidade prática para a sociedade feudal. Ao mesmo tempo, esses três segmentos da sociedade eram sim necessários, visto que as invasões bárbaras, saques e pilhagens necessitavam guerreiros para a defesa dos feudos.
Além disso, eram precisos os camponeses para sustentar toda a sociedade feudal através da agricultura e, por fim, os senhores feudais, que organizavam e administravam os feudos para a proteção de todos.
Espero ter ajudado!
Respondido por
2
Resposta:
"União"
Explicação:
Essa justificativa religiosa cria uma união entre os grupos, diminuindo as revoltas contra as desigualdades.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás