a sociedade europeia em seu momento de transição mudanças e transformações apresenta o elementos que contribuíram profundamente para tanbe que novas praticas de adotaram nesta nova sociedade
Soluções para a tarefa
Acredito que você esteja falando sobre mudanças que ocorreram entre os períodos do século XVI ao XVIII. Logo defini em pontos alguma dessas mudanças, espero que lhe ajude.
· O primeiro ponto que precisa ser discutido é o Renascimento do século XII: Que em si, foi a prática de transformações culturais, sociais, politicas, econômicas, com o objetivo de renovar a vida urbana, após um período construído na estrutura feudal. Foi um movimento de renovação também de práticas científicas, filosóficas e literárias. Criam-se então cidades, e iniciam-se expedições em alto mar.
· Já no Século XVIII, tivemos a marca do Iluminismo na Europa. Com base intelectual, esse movimento, gerou uma ruptura ao modo de pensar religioso que ainda marcava a população, e colocava a ideia central na Razão, para explicar o mundo e seus conceitos.
· O poder da Igreja Católica sobre as decisões políticas é finalizado, devido ao surgimento do renascimento e do iluminismo, que criticavam a participação religiosa no governo, e as explicações criacionistas envolvidas da diplomacia.
A partir de então, a Europa iniciou uma série de transformações de uma época que ficou conhecida como “Baixa Idade Média”.
Um dos “elementos” que possibilitou essa mudança foi o surgimento de novas técnica agrícolas que incrementaram a produção e o fluxo de mercadorias pela Europa aumentou significativamente.
O comércio, outro "elemento" de transformação, desenvolveu muito e isso fez com que os mercadores medievais buscassem as rotas dos “árabes e judeus”.
As populações medievais aumentaram e isso foi o “elemento” que iniciou a “Idade Média” propriamente dita.
O eixo das atividades econômicas, com o desenvolvimento do comércio, mudou do campo para as cidades; foram criadas fronteiras nacionais e a autoridade da monarquia foi reforçada, outro “elemento”, marcando assim a transição da “Idade Média” para a “Idade Moderna”.