Sociologia, perguntado por bluerx, 10 meses atrás

A sociedade em rede ou sociedade da informação introduziu nas Ciências Sociais a noção de Ciberespaço como um locus virtual criado pela conjunção de diferentes tecnologias de telecomunicação e telemática, ou seja, como um espaço criado pelas comunicações mediadas por computador, cujo principal veículo contemporâneo é, sem duvida, a internet. Sua consequência mais imediata foi a criação de novas redes de sociabilidade e, por isso, o ciberespaço tem, como característica essencial ser:

 a)um continuo homogêneo e democrático, cuja participação, além de aberta a todos, implica uma linguagem e uma prática de sociabilidade comum.

 b)um espaço que cria uma cultura global comum por suprimir as distâncias geográficas e as diferenças culturais.

 c)um espaço heterogêneo e fragmentado em diferentes espaços simbólicos.
 
d)um espaço simétrico de relações sociais, culturais e políticas entre sujeitos virtuais.

e)um espaço homogêneo em conflitos constantes que viabilizam movimentos sociais legitimos​

Soluções para a tarefa

Respondido por roriomax
32

Resposta:

c

Explicação:

Questão sobre a sociabilidade construída no

espaço virtual, último tema do conteúdo programático. A letra A apresenta o ciberespaço como

um contínuo homogêneo, e tal homogeneidade

não é característica das mídias horizontais. A

letra B exagera ao afirmar a supressão das diferenças culturais, argumento inicialmente até

bem aceito, todavia hoje bastante relativizado.

A letra D nos apresenta a simetria de relações,

o que também é uma inverdade, pois tal concepção repousa em uma fábula da igualdade de

condições de produção e controle de informação virtual, que obviamente não existe. A letra

C, corretamente, nos apresenta o ciberespaço

como heterogêneo e fragmentado em diferentes espaços simbólicos, natureza sobretudo

dos sujeitos que dele desfrutam.

Respondido por justforthebois123
6

Resposta:

c) um espaço heterogêneo e fragmentado em diferentes espaços simbólicos.

Explicação:

(geekie)

A indústria cultural, no conceito de Adorno e Horkheimer, tem em vista um público consumidor passivo e alienado que busca bens culturais transformados em mercadorias comuns sob estímulo das ideologias da classe dominante. Nesse plano, surgiram instrumentos como o rádio, a televisão e a internet, que, não obstante as intenções dominantes, não representam na prática espaços homogêneos e fechados pelo domínio estatal, mas tampouco podem ser caracterizados de forma simplista como democráticos. Antes se apresentam, e particularmente a internet, como um espaço diferenciado pela fragmentação e heterogeneidade das mensagens e discursos difundidos no meio social.

Anexos:
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