“A sociedade é fruto de um sacrifício voluntário consequente do despertar da necessidade por segurança, visto que, em um estado natural, todo indivíduo é visto como uma ameaça em potencial, não havendo limites para o desejo de matar, roubar ou, até mesmo, violentar. Para o autor, a desigualdade seria uma consequência necessária, pois alguém teria de organizar a sociedade, privando a liberdade incondicional em prol do bem-estar geral. Portanto, a figura do soberano pressupõe uma sociedade desigual.” O pensamento acima é relacionado a qual autor?
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
Esta é a tese defendida por Hobbes em seu célebre livro O Leviatã, que defendia que os homens era, por sua própria natureza, inimigos uns dos outros, e que cabia à quem tivesse a missão de exercer o poder político e social impor, por meio da violência, um lei e uma ordem comuns, de modo que apenas o Estado fosse capaz de usar a violência (e só deveria usá-la para coibir outros atos de violência).
Isto era, também, uma consequência da época em que vivia Hobbes: Hobbes viu uma situação de quase guerra civil em sua Inglaterra, o que considerava a pior das catástrofes possíveis, de modo que era preferível o Absolutismo que a guerra de um povo contra si mesmo.
Respondido por
6
Thomas Hobbes, em sua obra Leviatã.
Perguntas interessantes