Pedagogia, perguntado por linsa3684, 11 meses atrás

A sociedade de João Amós Comênio era bem diferente da nossa sociedade atual. A começar pelo acesso à educação escolar, que era restrita apenas aos nobres e ao clero; somente os homens podiam estudar, ou seja, nada de mulheres nas escolas. Os objetivos com a educação também eram diferentes da atualidade, sabendo que apenas quem tinha riquezas estudava, entende-se que o foco era o poder do conhecimento para se manter no poder dominante da população. O processo de ensino era dotado de muitas regras, rigor e até métodos violentos poderiam ser aplicados. Sendo contrário a esse contexto e acreditando que a educação escolar deveria ser para todos, Comênio elaborou a Didática Magna com objetivo de que os indivíduos aprendessem para a vida, de forma que se inserissem na sociedade com direitos e capazes de cumprirem seus deveres. Com base nos estudos da nossa disciplina e considerando o enunciado acima, escolha um dos pontos de ruptura de Comênio com a educação antiga para descrever e, comparando com a educação escolar atual, argumente quais contribuições sua Didática Magna proporcionou. Para tanto, elenque ao menos duas dessas contribuições.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
13

A Didática Magna, desenvolvida por Comênio, considerada por muitos especialistas como à frente de seu tempo, está relacionada ao desenvolvimento da compreensão da importância da autonomia dos alunos.

Diante disso, Comênio foi um grande adepto do desenvolvimento de práticas pedagógicas que estimulassem o protagonismo juvenil, resultando na formação de cidadãos conscientes, respeitosos, de uma forma geral.

Respondido por resuzuk
14

Resposta: A Didática Magna, desenvolvida por Comênio, considerada por muitos especialistas como à frente de seu tempo, está relacionada ao desenvolvimento da compreensão da importância da autonomia dos alunos.A obra mais importante de Comênio, Didactica Magna, marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente. A obra, à qual o autor se dedicou ao longo de sua vida, tinha grande ambição. Comênio chama sua didática de ‘magna’ porque ele não queria uma obra restrita, localizada. "Ela tinha de ser grande, como o mundo que estava sendo descoberto naquele momento, com a expansão do comércio e das navegações." O pensador realiza uma racionalização de todas as ações educativas, indo da teoria didática até as questões do cotidiano da sala de aula. A prática escolar, para ele, deveria imitar os processos da natureza. Nas relações entre professor e aluno, seriam consideradas as possibilidades e os interesses da criança. O professor passaria a ser visto como um profissional, não um missionário, e seria bem remunerado por isso. E a organização do tempo e do currículo levaria em conta os limites do corpo e a necessidade, tanto dos alunos quanto dos professores, de ter outras atividades.Diante disso, Comênio foi um grande adepto do desenvolvimento de práticas pedagógicas que estimulassem o protagonismo juvenil, resultando na formação de cidadãos conscientes, respeitosos, de uma forma geral.

Explicação:

Perguntas interessantes