Pedagogia, perguntado por jessicaaraujo04, 10 meses atrás

A sociedade de João Amós Comênio era bem diferente da nossa sociedade atual. A começar pelo acesso à educação escolar, que era restrita apenas aos nobres e ao clero; somente os homens podiam estudar, ou seja, nada de mulheres nas escolas. Os objetivos com a educação também eram diferentes da atualidade, sabendo que apenas quem tinha riquezas estudava, entende-se que o foco era o poder do conhecimento para se manter no poder dominante da população. O processo de ensino era dotado de muitas regras, rigor e até métodos violentos poderiam ser aplicados. Sendo contrário a esse contexto e acreditando que a educação escolar deveria ser para todos, Comênio elaborou a Didática Magna com objetivo de que os indivíduos aprendessem para a vida, de forma que se inserissem na sociedade com direitos e capazes de cumprirem seus deveres.

Com base nos estudos da nossa disciplina e considerando o enunciado acima, escolha um dos pontos de ruptura de Comênio com a educação antiga para descrever e, comparando com a educação escolar atual, argumente quais contribuições sua Didática Magna proporcionou. Para tanto, elenque ao menos duas dessas contribuições.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
7

A Didática Magna, desenvolvida por Comênio, considerada por muitos especialistas como à frente de seu tempo, está relacionada ao desenvolvimento da compreensão da importância da autonomia dos alunos.

Diante disso, Comênio foi um grande adepto do desenvolvimento de práticas pedagógicas que estimulassem o protagonismo juvenil, resultando na formação de cidadãos conscientes, respeitosos, de uma forma geral.

Perguntas interessantes