Sociologia, perguntado por merymarques, 1 ano atrás

A sociedade de classe é uma sociedade considerada aberta, em relação à mobilidade social?

Soluções para a tarefa

Respondido por algbaldim
3
Sim, não é uma sociedade estratificada em que as pessoas, obrigatoriamente, nascem e morrem na mesma posição social, logo, é possível, por exemplo, que um pobre se torne rico e vice versa.
Porém, é importante ressaltar que apesar de permitir a mobilidade social, na sociedade de classes questões como falta de oportunidade pra uns, preconceito e concentração de renda podem dificultar a ascensão social e gerar opressão para com as minorias.

merymarques: querida tem como vc me responder se caso sober,Como são formadas as castas?Desde já agradeço.
algbaldim: As castas são, basicamente, divisões sociais usadas, principalmente, na India há mais de 3000 anos. Seus critérios para definir a "categoria" de cada pessoa são: cor, hereditariedade, ocupação, religião e etnia. É uma sistema estratificado, ou seja, não permite que as pessoas mudem de castas ou se casem com alguém de casta diferente... Porém, na década de 50 esse sistema foi abolido oficialmente, mas ainda sobrevive por uma questão de tradição forte.
algbaldim: É um sistema basicamente criado para categorizar as pessoas. Para eles uns são mais merecedores de respeito, dinheiro, poder e visibilidade do que os outros e, assim, pra eles, é feita a divisão social.
Respondido por Henrique0400
2
Na concepção de Weber, uma sociedade por apresentar três tipos de estratificação: A tradicional, que é pelas Castas, ele funciona assim; se você nasceu em uma família rica, vais morrer rico, e vice-versa, a mobilidade social é práticamente nula, esse tipo de sistema é comum na Índia. A segunda é a por títulos, lembra da era medieval, no qual, a sociedade era estratificada em rei, clero, nobres, campones e escravos? Então, os três primeiros apenas carregavam esses títulos, e a mobilidade era bem baixa, pois, eram raros os casamentos entre nobres e plebeus. O último, é o que é mais comum em nossa época, a estratificação é feita pela nossa condição financeira, ou seja, rico, médio e pobre, assim, segundo Weber, a mobilidade social, é possível, em função do seu trabalho, teoricamente, quanto mais se trabalha, mais próximo está de se tornar rico.
Perguntas interessantes