A sociedade da informação é uma expressão que começou a ser utilizada no final do século XX. Manuel Castells foi um sociólogo responsável por trazer uma definição e apresentar as principais características da sociedade da informação. Segundo ele, a sociedade da informação apresenta algumas características principais e, entre elas nós temos o fato de que a informação é a matéria prima. No período anterior a este, o objetivo era o de utilizar a informação para dominar as tecnologias, produzindo novas inovações ou adaptando-as. Nesse modelo de sociedade, são as tecnologias que se desenvolvem para que o indivíduo atue sobre a informação.
No que tange à facilidade de acesso a informação e liberdade de expressão e comunicação, a sociedade da informação trouxe vários benefícios para a esfera social, cultural, política e econômica, principalmente porque permite que as pessoas tenham acesso a diversas fontes de conhecimento, distribuam vários tipos de conteúdo e compartilhem suas atividades. Da mesma forma, o bombardeamento de informações tem provocado grandes revoluções sociais ao redor do mundo. As notícias vão se atualizando em um piscar de olhos, exigindo um cuidado e um tratamento importante das informações. Analisando esse cenário, é possível analisar por diversos ângulos o quanto isso influencia diretamente, também, as ações dos nossos hospitais.
SANTANA, Esther. Sociedade da informação. EDUCA MAIS BRASIL, 2021 [online]. Disponível em: . Acesso em: 24 Abr. 2022 (Adaptado).
Em posse da leitura acima e, considerando os estudos da disciplina, assinale a alternativa que corresponde ao ciclo informacional, sob o qual a sociedade da informação pode estar parametrizada:
Alternativa 1:
Globalização; Desenvolvimento; Comunicação.
Alternativa 2:
Informação; Conhecimento; Desenvolvimento.
Alternativa 3:
Modernidade; Tecnologia; Globalização.
Alternativa 4:
Tecnologia; Conhecimento; Internet.
Alternativa 5:
Internet; Informação; Modernidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: alternativa 2
Explicação:
colocado na pag: 47
Perguntas interessantes