A sociedade, com sua regularidade, não é nada externa aos indivíduos; tampouco é simplesmente um “objeto oposto” ao
indivíduo; ela é aquilo que todo indivíduo quer dizer quando diz “nós”. Mas esse “nós” não passa a existir porque um grande
número de pessoas isoladas que dizem “eu” a si mesmas posteriormente se une e resolve formar uma associação. As funções e
as relações interpessoais que expressamos com partículas gramaticais como “eu”, “você”, “ele” e “ela”, “nós” e “eles” são
interdependentes. Nenhuma delas existe sem as outras e a função do “nós” inclui todas as demais. Comparado àquilo a que
ela se refere, tudo o que podemos chamar “eu”, ou até “você”, é apenas parte.
1 - O modo como as diferentes perspectivas teóricas tratam da noção de identidade vincula-se à clássica preocupação das
Ciências Sociais com a questão da relação entre indivíduo e sociedade. Com base no texto e nos conhecimentos da
sociologia histórica, de Norbert Elias, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a noção de origem do indivíduo e da
sociedade.
A - O indivíduo forma-se em seu “eu” interior e todos os outros são externos a ele, seguindo cada um deles o seu caminho
autonomamente.
B - A origem do indivíduo encontra-se na racionalidade, conforme a perspectiva cartesiana, segundo a qual “penso, logo
existo”.
C - A sociedade origina-se do resultado diretamente perceptível das concepções, planejamentos e criações do somatório de
indivíduos ou organismos.
D - A sociedade forma-se a partir da livre decisão de muitos indivíduos, quando racional e deliberadamente decide-se pela
elaboração de um contrato social.
02 - Sobre a centralidade da classe trabalhadora no modo de produção capitalista, segundo Karl Marx, é correto afirmar que
A - a classe trabalhadora é decisiva pelo papel fundamental que exerce no processo de criação de valores.
B - a importância dos trabalhadores diminui na mesma proporção em que são cada vez mais intensivamente explorados.
C - a nova divisão sexual do trabalho impôs uma diminuição do número total de trabalhadores.
D - o uso de máquinas informatizadas substitui a força de trabalho dos operários, o que resulta em seu descarte na esfera
produtiva.
E - a substituição do trabalho vivo pelo trabalho morto mantém inalteradas as relações entre trabalho e capital.
03 - As duas expressões que caracterizam e distinguem os métodos sociológicos desenvolvidos por Émile Durkheim (1858-
1917) e Max Weber (1864-1920), respectivamente, são:
A - subjetivismo e coletivismo. B - hermenêutica e construtivismo.
C - holismo e individualismo. D - metafísica e empirismo.
E - idealismo e materialismo.
04 - A sequência lógica dos modos de produção ao longo da história proposta por Karl Marx é:
A - Comunismo Primitivo → Escravismo → Feudalismo → Capitalismo → Comunismo.
B - Comunismo → Capitalismo → Feudalismo → Escravismo → Comunismo Primitivo.
C - Escravismo → Comunismo Primitivo → Feudalismo → Capitalismo → Comunismo.
D - Feudalismo → Escravismo → Capitalismo → Comunismo Primitivo → Comunismo.
E - Comunismo Primitivo → Comunismo → Escravismo → Feudalismo → Capitalismo.
05 - caracteriza corretamente o conceito de fato social de Durkheim.
A - Modo de agir e pensar que exerce uma coerção sobre os indivíduos.
B - Modo de agir e sentir próprio de indivíduos que somados constituem o todo social.
C - Modo de fazer e conceber inato que molda as práticas coletivas.
D - Modo de comportamento que deriva da liberdade da vontade dos indivíduos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
1 - C
2 - A
3 - E
4 - D
5 - B
Explicação:
Espero ter ajudado. Abraços! Estou gostando sacrificar parte de meu tempo duas vezes por semana para ajudar as pessoas, mas espero que comece a fazer as coisas por conta própria e mudar suas percepções.
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