Filosofia, perguntado por julianaevaldilany27, 1 ano atrás

A sociedade capitalista se caracteriza pelo aumento significativo da produção em
escala, ou seja, se produz muito mais do que em qualquer outro modo de produção. A produção aumenta a ponto de não se falar mais em crise de escassez, mas sim em crise de superprodução. Por que a superprodução é uma crise dentro do capitalismo? Karl Marx, no livro “Manuscritos filosóficos econômicos de 1848”, afirmou que quanto mais a produção capitalista aumenta, mais miserável se torna o trabalhador. Levando em conta os pressupostos de Marx e o artigo presente neste trabalho, faça uma discussão crítica sobre as
razões para que a maior produtividade das empresas implique na maior pobreza da classe trabalhadora e como esta lógica está presente no artigo citado acima.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
2

Olá,

Podemos verificar que a ideia de que a superprodução é uma crise dentro do capitalismo e isso consequentemente causa a pobreza da classe trabalhadora pode ser constatada, em grande parte, advinda principalmente dos estímulos ao consumo que geram o fenômeno conhecido como o consumismo.

A superprodução capitalista alimentou um grande boom populacional, e tal crescimento demográfico e econômico fazem com que as cidades não sejam capazes de estruturarem-se de modo a atender as necessidades dessas pessoas, e com mais produção do que demanda, criam-se as crises financeiras: ou seja, temos cada vez mais pessoas aptas ao trabalho sendo que não necessariamente há mais empregos, visto que a automatização tira empregos.

Como resultado de todo esse cenário tem-se todo o poder concentrado nas mãos de quem contrata, e o elo mais fraco, torna-se o trabalhador, e isso explica a pobreza da classe trabalhadora, advinda do consumismo em si; o que poderia mudar somente com novos modelos e com o foco econômico no eixo de serviços.

Abraços!

Perguntas interessantes