A sociedade brasileira tem que escolher entre dois projetos para o campo. Um deles tem como objetivo a maximização da competitividade do agrobusiness, através da minimização dos custos de produção. Com isso, a busca por tecnologias mais avançadas leva à especialização crescente da produção agropecuária, o que torna desnecessária a mão-de-obra menos qualificada, reduzindo cada vez mais os postos de trabalho. Já o outro projeto tem por objetivo a diversificação das economias locais. Enquanto o primeiro projeto tem caráter setorial, o segundo busca a diversidade multi-setorial, valorizando a dinâmica gerada por famílias que vão se tornando pluriativas.
[ELESBÃO, Ivo. O espaço rural brasileiro em transformação. Finisterra, v. 42, n. 84, 2007. Disponível em: Acesso em 05 dez. 2020]
De acordo com o texto, a mudança para o projeto não hegemônico para o espaço agrário brasileiro estaria relacionada à(ao):
A) persistência da concentração fundiária.
B) financiamento dos produtores de commodities.
C) consolidação da especialização entre campo e cidade.
D) restrição das políticas de subsídios ao produtor familiar.
E) diminuição das desigualdades socioeconômicas no campo.
#[Simulado ENEM 2020 - Brainly]
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra E.
a) (F) A continuação do quadro de concentração fundiária corrobora a perpetuação do primeiro projeto, associado às grandes propriedades voltadas para a produção moderna de monoculturas que, devido à sua expressiva participação na economia brasileira, constitui o projeto hegemônico.
b) (F) O financiamento da produção de commodities, que se destina ao mercado externo e não está associada à agricultura familiar, reforçaria o primeiro projeto, considerado hegemônico em decorrência da sua contribuição para economia nacional, agravando as desigualdades sociais e econômicas no campo.
c) (F) O desenvolvimento do espaço agrário perpassa a aproximação e a interação com espaço urbano no âmbito econômico, tecnológico e social, permitindo a exploração de novas das atividades no meio rural, diversificando a geração de renda e de empregos apresentada no segundo projeto, que se desenvolve no contexto da modernização produtiva e da processo de globalização.
d) (F) A restrição de subsídios configura um obstáculo ao acesso a recursos financeiros que seriam destinados à promoção dos produtores familiares e da economia local, tornando ainda mais desigual o acesso aos meios de produção e à competição frente ao modelo hegemônico apresentado no primeiro projeto.
e) (V) De acordo com o texto, a diferença entre os projetos estaria baseada na fixação dos trabalhadores rurais por meio da diversificação e valorização da economia local. Dessa forma, a transição para o segundo projeto perpassa a redução das desigualdades sociais e econômicas por meio de políticas que promovam o acesso aos meios de produção, fomentando a geração e distribuição de renda e a competitividade dos produtores.
Quer saber mais sobre este assunto? Confira estas perguntas:
https://brainly.com.br/tarefa/17440480
https://brainly.com.br/tarefa/11485039