A sociedade brasileira, inicialmente formada por europeus, índios e africanos, foi marcada por ciclos econômicos e uma relação de degradação ambiental e social.Sobre os ciclos econômicos e os prejuízos sociais, assinale a alternativa CORRETA:
A) O ciclo da borracha foi responsável por muita poluição do solo da água e do ar.
B) Entre os séculos XVI e XIX, marcados pelo tráfico de escravos, o prejuízo social foi pela destruição de lares, culturas, mortes e sujeição do gênero humano.
C) Cana-de-açúcar e grande devastação da Mata Atlântica.
D) No ciclo do café, ocorreu o desmatamento de pequenas áreas em São Paulo e no Paraná.
Soluções para a tarefa
A alternativa C é a que melhor se apresenta como correta. Em um contexto histórico dentre os ciclos econômicos do Brasil temos o ciclo da cana-de-açúcar durante o século XVI e XVIII.
Nessa fase o engenho era a maior unidade de produção de açúcar, onde se localizava a casa grande e o centro de produção da cana, onde os escravos Africanos realizavam o serviço em massa.
A influência da cana-de-açúcar no desenvolvimento do Brasil
Ela teve grande contribuição no crescimento econômico do país, tendo diminuído apenas quando Portugal perdeu para a Holanda a melhor parte da colônia, o que ocasionou uma queda na economia açucareira.
Mais sobre o período da colonização:
https://brainly.com.br/tarefa/537216
Resposta: B
(O prejuízo social do período da soja, a partir de 1970, em geral, acompanha o cenário de má distribuição de riquezas e desigualdade.)
Explicação:
CORREÇÃO PELA uNIASSELVI