a sociedade brasileira é fortemente marcada pela exclusão, pelo preconceito e pela discriminação, marcas essas formadas e deixadas pelo modelo de colonização pelo qual passou o brasil. as minorias sociais, de gênero, étnicas e raciais são o resultado de uma sociedade política que não se preocupou em promover o desenvolvimento para todos os seus habitantes, mediante tal comportamento do estado, se originou e se intensificou a desigualdade social, econômica, étnica, de gênero, de idade e racial vista atualmente na sociedade brasileira. mediante a isso, como o estado de direito brasileiro, que reconhece a todos os indivíduos que nascem e residem no brasil como cidadãos, vem agindo para promover o acesso desses a cidadania plena?
Soluções para a tarefa
A desigualdade social, racial e de gênero no Brasil tem como consequência a política colonialista e depois a manutenção dos privilégios das aristocracias que detinham o poder no Brasil. Sendo assim, nunca houve um planejamento de fundamento para atingir a igualdade nesses quesitos. Porém, desde 1952, e principalmente depois de 1988, alguns projetos de leis, políticas públicas, entre outros, tentam diminuir estas desigualdades.
Desigualdades no Brasil
A desigualdade no Brasil é resultado da perpetuação das políticas colonialistas e oligarquistas que se mantiveram intactas no país desde 1530 até 1988. Apesar do processo da tentativa da equiparação das minorias na sociedade brasileira ser lento, cada vez mais estamos caminhando nesta direção.
Desde o processo de redemocratização, em 1988, o Brasil vem crescendo no que diz respeito a projetos e leis que combatem a discriminação e a desigualdade sofrida pelas minorias da sociedade brasileira, tais como:
- LEI Nº 1.723, de 1952: lei que impede a distinção salarial pelas mesmas funções baseada no gênero.
- Lei Nº 7.716, de 1989: responsável por criminalizar o racismo.
- Lei nº 11.340 de 2006: Lei Maria da Penha, combate à violência doméstica.
- LEI Nº 12.288 de 2010: criação do Estatuto da Igualdade Racial.
- Lei nº 12.711 de 2012: lei que insere cotas raciais nas vagas de ensino superior.
Saiba mais sobre "Desigualdades no Brasil" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20558652
#SPJ4