A sociedade brasileira é formada pelo encontro de diferentes culturas. A partir das discussões sobre a formação da cultura e identidade nacional, assinale a alternativa correta. A A sociologia defende a ideia de que a discriminação é natural na sociedade, pois cada um dos invidíduos tem o direito de gostar ou não de outra pessoa. B O relativismo cultural é uma postura analítica que considera os mitos e as narrativas folclóricas como elementos culturais subdesenvolvidos e primitivos. C A sociologia afirma que os “índios de verdade” não utilizam roupas, nem tecnologias ocidentais. Nessa perspectiva, ao adotar os padrões civilizados de comportamentos, eles perdem sua condição de indígena e direito às terras florestais. D No Brasil, o encontro entre as religiosidades dos povos africanos, indígenas e brancos europeus não alterou as características nativas desses povos. Por isso, não é possível afirmar a existência de um sincretismo religioso. E Mesmo condenado pela legislação em vigor, o preconceito racial ainda é perpetuado na sociedade brasileira devido a mecanismos sociais/simbólicos que produzem e reproduzem as desigualdades de dentro da sociedade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A CORRETA SERIA LETRA : E
Explicação:
A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA TEM NA CONSTITUIÇÃO QUE TODO CIDADÃO É IGUAL INDEPENDENTE DA RELIGIÃO, PATENTE,OU COR . MAS MESMO A SOCIEDADE SABENDO DISSO AINDA PRIORIZA O LAÇO CULTURAL POSTO PELA NOSSA VERSÃO MAS ANTIGA QUE DIZIA QUE O NEGRO MINORIA É NÃO MERECIA TER PRIVILÉGIOS.EXEMPLO : POR QUE EM TODO CONCURSO NA INSCRIÇÃO SEMPRE TEM QUE PERGUNTA A COR DA PESSOA (PARDO ,NEGRO ,BRANCO ) SE TODOS SOMOS IGUAIS POR QUE ESSA PERGUNTA QUE NÃO FARIA NEM UM SENTIDO HOJE JÁ QUE NOS CONSIDERAMOS TOTALMENTE RACIONAIS EM RELAÇÃO OU RACISMO.(REAFIRMO MEU PENSAMENTO)...
A alternativa correta sobre a cultura nacional é a Letra E (Mesmo condenado pela legislação em vigor, o preconceito racial ainda é perpetuado na sociedade brasileira devido a mecanismos sociais/simbólicos que produzem e reproduzem as desigualdades de dentro da sociedade).
Entendendo sobre o preconceito racial.
O preconceito racial (também conhecido como racismo) é compreendido como a discriminação contra pessoas ou grupos devido a sua cor ou etnia. Há uma diferenciação entre preconceito e discriminação.
Na discriminação temos o ato de excluir ou diferenciar as pessoas, enquanto que no preconceito há um juízo formado sem um conhecimento prévio do assunto.
Existem diferentes tipos de racismo, sendo eles:
- Racismo estrutural;
- Racismo Institucional;
- Discriminação e preconceito racial.
Não é possível reduzir o preconceito a racismo, uma vez que o primeiro pode estar relacionado com diversos fatores, desde moradia até orientação sexual.
Esse preconceito racial não é exclusividade do Brasil, e está presente em diversas outras nações, como nos Estados Unidos.
Para saber mais sobre o racismo clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/7141015
Bons estudos!